A representatividade das feiras da região

19.08.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Tiago da Rosa/GES
Fimec 2019 contemplou movimentação intensa nos corredores, fomentando o setor no princípio do calendário do cluster
Os Vales do Sinos e Paranhana são dois dos principais polos calçadistas brasileiros. Contam com 1.704 calçadistas distribuídas entre as 20 cidades, que juntas empregam 59,3 mil trabalhadores. Não é de hoje que as regiões se destacam pelo seu potencial e contam com a vocação para a produção de calçados. Num raio de 80 km, ambas têm tudo o que é necessário para a confecção de sapatos.

As regiões também são responsáveis por importantes feiras do setor, como é o caso da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec), tradicional plataforma internacional de negócios promovida pela Fenac - Centro de Eventos e Negócios, em Novo Hamburgo/RS. Em 2020, a mostra, a maior do setor coureiro calçadista da América Latina, está programada para ocorrer de 10 a 12 de março. Ela está em sua 44ª edição.

É a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Da produção à logística, nos pavilhões da Fenac os visitantes encontram de tudo: couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação.

Feira da Loucura

Também promovida pela Fenac, outro importante evento - este para o consumidor final - é a Feira da Loucura por Sapatos, também realizada em Novo Hamburgo. Duas vezes ao ano, em abril e outubro, lançamentos e ofertas em produtos como sapatos, bolsas, acessórios e confecção chegam ao consumidor. Há produtos para mulheres, homens e crianças com descontos que podem chegar a 70%. Além disso, o evento conta com o Shopping Mix, um espaço dedicado à confecção, acessórios, artesanatos e itens de utilidade doméstica.

 

Merkator

Fundada por Frederico Pletsch, em 2003, a Merkator Feiras e Eventos, com sede em Novo Hamburgo/RS, tem o compromisso de apresentar o que há de mais inovador e atualizado no seu mercado de atuação. Esta diretriz possibilita que a empresa seja responsável pela decisão de escolher locais que possibilitem unir turismo e negócios para sediar os seus eventos.

A Merkator realiza importantes feiras do setor. No mês de maio e novembro, em Gramado/RS, ocorre, respectivamente o Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC) e a Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios. E em fevereiro, é realizada a 40 Graus - Feira de Calçados e Acessórios, em João Pessoa/PB.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.