Todos os holofotes se voltam à Micam

09.09.2019 - Ruan Nascimento / Jornal Exclusivo

Foto: Daniele Portanome/Divulgação
Mostra calçadista ocorre de 15 a 18 de setembro em Milão
Falta pouco para Milão, uma das capitais mundiais da moda, ser novamente o centro das atenções do setor calçadista. Na próxima semana, será realizada a 88ª Micam, em um momento mais do que especial, quando completa 50 anos movimentando a indústria da moda pelo planeta. A feira promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Calçados (Assocalzaturifici) ocorre de 15 a 18 de setembro, na Fiera Milano Rho.

Em uma área de 63 mil metros quadrados, empresas de calçados, importadores, lojistas e imprensa estarão reunidos para este importante evento do setor. Na próxima edição, estão previstos 1.400 expositores, sendo 800 italianos, e outros 600 do restante do mundo. Os calçados de 30 países serão exibidos, com o lançamento das coleções para a primavera/verão 2020 na Europa.

A grandeza da Micam também se destaca pelo número de visitantes. São duas edições anuais. Na última delas, em fevereiro, foram mais de 43 mil pessoas que estiveram pelos corredores. Por ano, aproximadamente 90 mil pessoas prestigiam a mostra calçadista, sendo 54 mil estrangeiros. Segundo a Assocalzaturifici, mais de 85% do público participante da feira vem da Europa. Do restante do mundo, 9,8% são da Ásia, 1,9% da América do Norte, 1,6% da África, 1% da América do Sul e 0,5% da Oceania.

Novo conceito

Para celebrar os seus 50 anos, a Micam revelará uma nova imagem. Fotografias tiradas por Javier Valhonrat mostram uma campanha realizada nos últimos três anos, e que se fez presente nas seis edições recentes da feira. As imagens são inspiradas nas obras do artista Dante Alighieri. As fotos revelam os vícios e virtudes da alma humana, buscando a mais pura forma de beleza. As produções representam a beleza dos calçados, em um infinito impulso criativo.

Quais tendências serão reveladas?

Três diferentes temas norteiam as tendências para a primavera/verão 2020 na próxima edição da feira italiana. São os seguintes: Designing Emotion, interpretando a interação entre homem, artesanato e tecnologia; Code Create, misturando o mundo físico e digital, através de um ambiente futurista; e Empower Up, tendência para o público jovem, inspirada na cultura punk ou na cultura africana moderna.

Pela tendência Designing Emotion, destacam-se os tons pastel e terrosos com um toque contemporâneo, incluindo cores brilhantes, trazendo emoções ao estilo retrô. A trend Code Create realça os materiais naturais, e permitem combinar com sintéticos sustentáveis. Já a tendência Empower Up ressalta a combinação entre a sustentabilidade e a diversão, com os tons médios marcando presença, bem como cores ousadas e pré-desbotadas, além dos detalhes em alta qualidade, que remetem aos modelos vintage.

Presença brasileira bate recorde

A próxima Micam será histórica para o mercado de calçados brasileiro. A feira internacional receberá 50 empresas brasileiras, que juntas representam 76 marcas. Os números são um recorde, e superam a marca da edição de setembro do ano passado, em que 47 empresas participaram, somando 71 marcas.

A participação do Brasil se dá através do projeto Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), feito em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em setembro passado, a participação brasileira na feira somou mais de US$ 37 milhões em negócios.

A analista de promoção comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que a grande presença nacional na Micam é influenciada pela edição de setembro ser voltada às coleções de primavera/verão, uma grande marca dos produtos brasileiros. "Este número elevado de empresas do nosso País se justifica que o mercado de calçados do Brasil está investindo nas plataformas corretas. Temos calçados para todos os segmentos, do feminino ao masculino e infantil, oferecendo várias faixas de preço nos produtos", explica, lembrando que são altas as expectativas de vendas no evento, que podem ser influenciadas devido a alta atual do dólar.

Made In Brazil

As seguintes marcas brasileiras estarão na Micam. São elas: Cocco Miami, Dumond, Capodarte, Guilhermina, GVD International, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Luz da Lua, Cravo & Canela, West Coast, Democrata, Ferricelli, Ferracini 24h, Opananken Antitensor, Pegada, Sapatoterapia, Savelli, Bibi, Contramão, Kidy, Klin, World Colors, Ortopé, Ala, Zatz, Andacco, Awana, Camminare, Capelli Rossi, Indiana Colors of Brazil, Carrano, Cecconello, Cristófoli, Divalesi, Di Valentini, Invoice, Itapuã, New Face Original, Killana, Madeira Brasil, Verofatto, Mariotta, Coratta, Piccadilly, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Art's Brasil, Stéphanie Classic, Tabita, Usaflex, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Actvitta, Werner, Wirth, Anatomic & Co, Moema, Kildare, Sollu, Adrun, Boaonda, Cherry, Petite Jolie, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago.

Cobertura especial do Jornal Exclusivo

O Jornal Exclusivo estará na 88ª Micam. O veículo é o único do Brasil que participa da mostra a convite da organização do evento. A editora-chefe da publicação, Marcela Brown, será a enviada especial. A atuação jornalística e multiplataforma é apresentada pela Secctrade Leather, e patrocinada pela Calçados Beira Rio S.A. e pela Fenac S/A, promotora da feira Fimec.

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