Brasileira está entre os 12 Designers Emergentes da 96ª Micam

29.06.2023 - Luana Rodrigues

Mais uma vez o trabalho de 12 jovens profissionais será destaque no espaço dos Designers Emergentes na 96ª Micam Milano, feira internacional de calçado que será de 17 a 20 de setembro de 2023, em Milão/Itália.

Os promissores designers passaram pelo habitual processo de seleção composto por um painel de especialistas. A comissão avaliadora contou com Ernesto Esposito, presidente do júri; Virginie Trento, diretora geral Cuir ADC; Michele Ciavarella, vice-editora de Recursos de Moda da Revista de Estilo Corriere della sera e colunista do Il Manifesto; Gaia Fraschini, estilista; Paolo Colaiocco, fotógrafo; e Giacomo Cattaneo, especialista em sapatos da moda.

Sustentabilidade e originalidade são as palavras-chave das coleções apresentadas: materiais reciclados ou recicláveis e atenção à cadeia produtiva são apenas alguns dos diferenciais dos calçados criados pelos designers emergentes.

“Novamente surpreende a versatilidade destes jovens designers: uma versatilidade adquirida ao longo de inúmeras experiências de trabalho e formação, muitas vezes fora de seus países de origem, que lhes renderam uma posição no mundo da moda e empreendedorismo. Sim, porque muitos deles não são simplesmente criativos, mas também empreendedores e fundadores de startups brilhantes e independentes, prontos para conquistar o mundo da moda e do calçado”, afirma a organização da Micam em comunicado.

Da Itália à Argentina, da Suíça ao Japão, o mapa da moda que esses jovens designers emergentes representam é amplo e repleto de ideias. “Sapatos e sapatilhas clássicas, botas e sandálias, não há limites para a criatividade: o trabalho está prestes a reescrever a história do calçado graças à sua formas inovadoras e atenção obsessiva aos detalhes”, diz a nota enviada ao Exclusivo.

BRASILEIRA

Foto: Divulgação
Simone Nunes está entre os designers emergentes da Micam
Entre os escolhidos para expor durante a Micam Milano está a estilista brasileira Simone Nunes. Ela criou sua própria marca no ano de 2002 e já trabalhou com inúmeras empresas em São Paulo e Rio de Janeiro. Já a Room foi fundada em 2016, com a ideia de construir uma etiqueta que priorizasse artesanato, qualidade e exclusividade. Room é inspirada na casa e seus objetos, com a ideia de levar a sensação de lar onde quer que você vá.

Formada em Desenho Industrial pela Unesp, Simone também cursou especializações em Moda na Faap, em São Paulo, e no Istituto Europeo di Design, em Milão. Com sua marca homônima, participou da Casa de Criadores, Amni Hot Spot e São Paulo Fashion Week. Seu talento garantiu espaço no no livro Sample: 100 Fashion Designers - 010 Curators - Cuttings from Contemporary Fashion, publicado pela editora Phaidon. Em 2010, encerrou sua marca, passou a dar consultoria criativa e de business para outras empresas. Entre 2016 e 2017, criou a Room e a Serpentina, de moda praia.

Os 12 Designers Emergentes deste ano são:
Belledonne Paris (França);
Bonamaso' (Espanha);
Caplait (Paquistão);
Daniela Uribe (Estados Unidos);
Judy Mazzotti (Itália);
Minacapilli (Suíça);
Mosca Shoes (Argentina);
Pierini Calzature (Itália);
Room (Brasil)
Soque (França)
Tachino Chie (Japão)
Ubac (França).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.