Nova feira calçadista gera disputa no Cade

11.07.2022 - Michel Pozzebon | Jornal Exclusivo

A promoção da Feira do Calçado Brasileiro – evento que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados passa a organizar a partir de novembro de 2023 em parceria com a NürnbergMesse Brasil – está gerando uma disputa no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O caso foi apresentado ao orgão de regulação de mercado, no dia 21 de junho, pela Merkator Feiras e Eventos, promotora das mostras SICC e Zero Grau. A empresa alega "conduta anticoncorrencial" da entidade de classe do setor calçadista, bem como a tentativa de "inviabilizar a permanência de outras feiras no segmento".

"No mercado, é livre a criação de novas feiras dentro de uma conduta de concorrência leal e ética. Agora, soa como atitude 'anticoncorrencial' quando a principal entidade do setor no País (Abicalçados) pede que seus associados não renovem contratos com as demais feiras do setor", observa a diretora de relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch.

Em 4 de julho, o Cade abriu procedimento preparatório de inquérito administrativo, de acesso público, para apurar alegações de descumprimento de regras de mercado. Consultada pelo Jornal Exclusivo, até esta segunda-feira (11), a Abicalçados informava que ainda não havia sido notificada. "Ainda não se trata de um inquérito propriamente dito, nem mesmo de processo administrativo para imposição de sanções, visto que, somente após a manifestação da Abicalçados é que será avaliada a sua continuidade, ou arquivamento, pelo Douto Conselho", diz a entidade.

Esclarecimentos

Questionada sobre a representação da Merkator no Cade, alegando "suposta conduta anticoncorrencial", a Abicalçados disse, em nota enviada ao Exclusivo, que refuta todas as acusações. "Pelo inteiro teor da representação movida pela promotora (Merkator), a Abicalçados esclarece que poderá, sem medir esforços, demonstrar a refutabilidade dos fatos ali alegados, bem como a idoneidade da ação que vem desenvolvendo junto aos seus associados, no que diz respeito à realização da Feira do Calçado Brasileiro em prol do setor calçadista, e assim dar por encerrada a condução via Cade", diz o comunicado da entidade.

Em recente material de divulgação da Feira Nacional do Calçado Brasileiro, que tem a primeira edição prevista para o período de 21 a 23 de novembro de 2023, no Centro de Eventos da Fiergs, Porto Alegre/RS, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, afirma que o objetivo da nova mostra setorial é "organizar o calendário de feiras do setor, com uma gestão transparente e profissionalizada". 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.