Porto Alegre sedia em julho a 26ª edição do Inspiramais

25.05.2022 -

A 26ª edição do Inspiramais, salão que apresentará mil materiais divididos em componentes e insumos para calçados, móveis, bijuterias e confecções, segue sendo preparada. Para o evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS, são esperados 7 mil visitantes dos principais polos da cadeia da moda do Brasil e do mundo.

Silvana Dilly, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), entidade que promove o Inspiramais, destaca que, além de geração de negócios, o salão trará uma programação de conteúdos, que contemplarão aspectos da gestão e sustentabilidade. "O Inspiramais tem o compromisso de apontar os caminhos para o setor de componentes e insumos. E só existe um caminho a seguir, o da sustentabilidade."

A executiva acrescenta que as palestras abordarão aspectos da sustentabilidade não somente no produto, mas em todos os processos produtivos, considerando os pilares ambiental, econômico, social e cultural. "O Brasil tem uma das cadeias produtivas de calçados mais sustentáveis do planeta, tanto que é a única que conta com uma certificação de ESG no âmbito mundial, o Origem Sustentável. Mas sabemos que existe um caminho a seguir e por isso trabalharemos o conceito no evento", completa Silvana.

Um dos destaques do salão, o projeto Conexão Inspiramais, está em fase de desenvolvimento dos produtos. O coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, conta que a pesquisa foi realizada durante seis meses, de forma híbrida. Para esta edição, o tema da pesquisa foi Terra, que tem como referências os conceitos de sustentabilidade e metaverso.

"A pesquisa leva em consideração o cuidado com o planeta Terra, as rupturas ocasionados pela pandemia e as inovações que serão provenientes desse processo", adianta Walter, ressaltando que os materiais apresentados trarão, em suas concepções, os conceitos de biomimética (referências na natureza), simbiose (organismos antagônicos convivendo no mesmo espaço/produto) e metaverso (realidade simulada por meio da inovação computacional).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.