Em um dia de Sicc, Piccadilly bate 50% da meta de vendas

24.05.2022 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Ana Carolina Grings
Nesta segunda-feira (23), no primeiro dia do 29º Salão Internacional do Couro e do Calçado (Sicc), a Piccadilly Company (Igrejinha/RS) bateu 50% da sua meta de vendas para a feira, que termina na quarta (25), em Gramado/RS.

A vice-presidente e diretora de desenvolvimento de produtos da Piccadilly Company, Ana Carolina Grings, atribui o resultado preliminar ao retorno da edição presencial do Sicc – que regressa após dois anos em função da pandemia. "Clientes que há muito tempo não vinham para a feira, vieram. Acredito que todos estavam sentindo falta dessa energia, de pegar o produto na mão, de ver", menciona.

Outro fator, que na avaliação de Ana Carolina tem contribuído para o bom resultado já no primeiro dia do Sicc foi a reposição dos estoques no pós-Dia das Mães. "Os clientes reforçaram que o Dia das Mães e a semana seguinte foram maravilhosos. O que gerou bastante caixa e animou o varejo. Então, eles vieram com tudo para comprar", observa.

A executiva da Piccadilly classifica o Sicc como um evento que auxilia no planejamento do varejo. "A feira é um momento do cliente olhar para todas as marcas, tomar uma decisão de como vai planejar as compras", aponta.

Reaquecimento do setor

Segundo Ana Carolina, no Sicc o setor calçadista brasileiro já demonstra uma retomada. "O lojista está vindo, está comprando. Ele não quer esperar, porque com essa reaquecida que deu no setor, estamos tendo até uma escassez de produto", conta. Diante dessa escassez, a gestora acrescenta que há falta de botas, por exemplo. "Não temos estoques grandes para abastecer. Todos estão sem bota e esse frio também ajudou."

Repasse de custos para o consumidor final

O repasse do aumento dos custos com matéria-prima e logística, por exemplo, para o consumidor final, é considerado pela VP da Piccadilly como um dos principais desafios da atualidade na gestão da calçadista. "Precisamos fazer muitos movimentos internos para rever nossos custos fixos. Trabalhamos a eficiência da indústria, uma série de coisas, para que esses impactos inevitáveis, refletissem o menor possível no produto final, porque sabemos que o consumidor está com menos dinheiro no bolso, está fazendo uma análise muito detalhada da relação custo-benefício daquilo que ele vai comprar", sustenta.

Recontratações

Na entrevista ao Jornal Exclusivo, durante o Sicc, Ana Carolina destaca que a Piccadilly recontratou todos os colaboradores que haviam sido demitidos ao longo da pandemia. Em abril de 2020, a empresa anunciou o fechamento de uma fábrica (filial 08) em Santo Antônio da Patrulha/RS e do setor de costura da matriz em Igrejinha/RS. No total, 548 funcionários haviam sido desligados, o que correspondia a 20% da mão de obra da calçadista.

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