Calçadistas brasileiros fecham mais de US$ 25 milhões em negócios na Micam

16.03.2022 - Com informações da Abicalçados

Depois de dois anos, os calçadistas brasileiros retornaram presencialmente para a edição de inverno da Micam Milano. O reencontro com compradores internacionais impulsionou a abertura e a manutenção de mercados para os fabricantes verde-amarelos. Com o apoio do programa Brazilian Footwear, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), 37 marcas participaram da edição 93 da feira italiana, que começou no dia 13 e seguiu até o dia 15, em Milão, na Itália. Nestes três dias, as empresas relataram a geração de US$ 25,8 milhões entre negócios efetivados e alinhavados durante o evento.

Ao todo, as 27 empresas participantes realizaram 698 contatos. Destes, 360 foram novos. A gestora do Brazilian Footwear e coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca a importância da participação brasileira em mais uma Micam. “A presença em uma feira internacional não pode ser mensurada apenas pelos pedidos e clientes. O resultado de imagem e valorização da marca é imensurável. Esse relacionamento e essa participação mostra que a empresa segue sólida e ativa no mercado”, diz Letícia, ao comentar que as 27 empresas que participaram representando 37 marcas conseguiram importantes resultados de negócios e novos contatos. “E mais do que isso, mostraram que seguem sendo parceiros fortes internacionalmente.”

Novidades
Com novidades, o evento teve, ao todo, 1,4 mil marcas e a presença de mais de 12 mil compradores. Entre as delegações internacionais, a brasileira foi a quinta em quantidade de expositores. “O Brasil é um país amigo com o qual trabalhamos e temos o prazer de hospedar a produção de calçados brasileiros na feira italiana”, disse o presidente da Micam Milano, Siro Badon, ao lembrar que a sustentabilidade esteve no centro do evento.

Neste ano, a Micam promoveu o espaço Green Zone, que apresentou produtos de 20 marcas sustentáveis dos principais mercados do mundo. Uma das empresas brasileiras selecionadas foi a Piccadilly. ”Recebemos vários clientes que vieram nos visitar porque viram o produto. A visibilidade desta área foi muito boa”, conta o trader Raphael David, ao dizer que os resultados finais ficaram acima das expectativas iniciais. “Recebemos muitos clientes, alguns que já são nossos clientes e outros novos. Nos três dias, recebemos a visita de cerca de 40 países”, afirma.

Retorno
O gerente de exportações da Democrata, Anderson Melo, ressalta a importância de voltar às feiras presenciais. “Mostrar o produto fisicamente, os diferenciais deles, os materiais são muito importantes no setor calçadista. Recebemos clientes e também abrimos novos mercados”, destaca Melo, ao citar que a feira teve a presença de muitos compradores árabes, do leste europeu e do norte da África.

Com uma visita atrás da outra, o gerente de exportações da Jorge Bischoff, Henrique Galhego, manteve importantes clientes e abriu novos mercados. “O maior desafio foi a mudança de data do evento. A partir disso, buscamos nos antecipar e desenvolvemos uma nova coleção de verão para antecipar o abastecimento das lojas e mercados”, salienta Galhego, que, inclusive, se surpreendeu com a abertura de alguns mercados, como o Kuwait.

Participaram da feira italiana, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Activitta, Adrun, Alex Senne, Ammabile, Anatomic Shoes, Andine, Arezzo, Awana, Beira Rio Conforto, Bibi, BR Sport, Capelli Rossi, Carrano, Cecconello, Democrata, Itapuã, Jorge Bischoff, Levecomfort, Loucos&Santos, Madeira Brasil, Modare Ultra Conforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, Opananken Antistress, Pampili, Pegada, Piccadilly, Santa Lolla, Sapatoterapia, Savelli, Tabita, Usaflex, Verofatto, Vizzano e Wirth.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.