Couromoda quebra hiato de dois anos sem feira presencial

20.01.2022 - Michel Pozzebon e Luana Rodrigues | Jornal Exclusivo

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Segundo dia de Couromoda
A 48ª Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda – terminou nesta quarta-feira (19), em São Paulo/SP, fechando um hiato de dois anos sem edição presencial por conta da Covid-19 – evento físico anterior havia sido promovido em janeiro de 2020. A mostra deste ano, mais compacta ainda em função da pandemia, superou as expectativas dos organizadores.

“Dentro do atual cenário da economia, a Couromoda consolidou que o ano será de crescimento e investimento de todo o mercado de varejo, em especial o de calçados e acessórios. Os números foram acima do esperado de visitação do mercado interno e principalmente de importadores (mais de 17 países)”, observa o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos.

A Calçados Beira Rio S.A. (Novo Hamburgo/RS), que participou da feira com oito marcas, classificou o evento como positivo. “A Couromoda teve menos visitação, mas os clientes que vieram gostaram das coleções, fizemos bons negócios”, comenta a diretora comercial e de Marketing da calçadista, Maribel Silva. A executiva considerou importante o retorno da edição presencial. “Esperamos que as feiras possam retomar aos poucos os níveis de visitação pré-pandemia, para que volte o otimismo e, principalmente, os negócios”, aponta.

Pequenos fabricantes do Vale do Sinos, que integraram o estande coletivo Estação Moda RS, avaliam a feira como satisfatória. “Não vimos corredores lotados como nas edições passadas, mas os estandes dos nossos expositores estiveram movimentados. Quem veio para a feira em um cenário pandêmico, não veio para passear”, declara Alana Maciel, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS, que coordena a iniciativa ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, com apoio financeiro das prefeituras de Novo Hamburgo e Sapiranga, e apoio institucional da ACI.

Contato direto com o mercado é valorizado

Foto: Luana Rodrigues/GES-Especial
Juliano Mapelli
O Três Coroas Shoes, projeto que fomenta o calçado produzido em Três Coroas/RS, esteve presente na Couromoda com um estande coletivo de 378 metros quadrados composto por 11 marcas.

Segundo Juliano Mapelli, executivo comercial do Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (Sictc), responsável pelo projeto, a feira foi fundamental para o relacionamento com o mercado. “É importante estar presente nas feiras físicas, se mostrar para o cliente. Valorizamos muito isso, especialmente pela Couromoda ocorrer em um momento de retomada.”

Primeiro evento do setor no ano

A Variettá Calçados (Três Coroas/RS) concluiu a sua participação na Couromoda 2022 com saldo positivo, especialmente no primeiro dia do evento, com pares vendidos e aceitação da coleção. "Foi realmente uma retomada, vínhamos na incerteza da realização da feira, talvez por isso esperávamos uma visitação ainda maior, mas para o primeiro evento do ano no setor o saldo foi positivo", comenta o diretor da calçadista, Márcio Pòrt dos Santos.

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