Força do calçado gaúcho é destaque na Couromoda

18.01.2022 - Luana Rodrigues | Jornal Exclusivo

Foto: Gustavo Mansur/P. Piratini
Governador Eduardo Leite visita estande da Dakota, de Nova Petrópolis, na Couromoda, em São Paulo
A tradição e a qualidade dos calçados fabricados no Rio Grande do Sul estão em evidência em mais uma edição da Couromoda. A feira retornou de forma presencial com a sua 48ª edição, que começou nesta segunda-feira (17) e segue até quarta (19) nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O primeiro dia foi marcado pela presença do governador Eduardo Leite (PSDB), que visitou os estandes gaúchos.

“Fico feliz em ver que estamos tendo uma retomada. A feira é um momento em que intensificamos o contato com as empresas, buscando entender os gargalos que ainda enfrentam, para que o governo possa tomar providências e dar ainda mais competitividade ao Estado no setor”, explicou.

Ao circular pelos estandes, um assunto recorrente foi a qualificação da mão de obra e ampliação da oferta para outras regiões do Estado. “Especialmente em lugares onde a vocação para o calçado já existiu e pode voltar a existir, de forma que a expansão de negócios seja vista dentro do Rio Grande do Sul e não fora dele”, comentou Leite, sinalizando a necessidade de criação de um programa específico de qualificação para o setor.

O governador falou ainda sobre a relevância da indústria para o Estado. “São mais de 80 mil empregos. Vemos nas linhas de produção o quanto ainda se requer o trabalho artesanal, por mais que haja mecanização. É, com certeza, um setor estratégico”, avaliou.

Leite também comentou sobre uma demanda antiga dos calçadistas: o modelo optativo de tributação do ICMS, que foi desenvolvido em um cenário pré-pandemia – entrou em vigor em maio de 2020 – e, no entanto, já necessita de mudanças. “Estamos avaliando o que pode ser feito para desburocratizar.”

Hora da retomada

O presidente do Grupo Couromoda, Francisco Santos, comemora o retorno da feira presencial, uma vez que a última edição foi em janeiro de 2020. “Na situação atual, a Couromoda é muito importante para a retomada dos negócios e vital para a sobrevivência do setor, especialmente
dos médios e pequenos industriais e lojistas”, avalia.

Para a realização, a Couromoda segue os protocolos sanitários contra a Covid-19 e todas as orientações da prefeitura e do governo do Estado de São Paulo. “Nestes 50 anos, sempre fui otimista e estive com o setor nas mais variadas frentes. Passamos por várias crises e saímos
delas fortalecidos e competitivos. Agora, não será diferente. Precisamos seguir em frente e mandar uma mensagem forte ao mercado: a economia está voltando a funcionar e os consumidores estão retornando às lojas.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.