O que esperar das feiras calçadistas

05.07.2021 - Luana Rodrigues e Michel Pozzebon

Um dos setores mais afetados pela pandemia foi o de eventos, fazendo com as tradicionais feiras calçadistas precisassem adaptar seus formatos ou, até mesmo, adiar a realização para o ano que vem. Confira a seguir como as principais promotoras estão se organizando para com, o avanço na vacinação, retomar os eventos presenciais.

40 Graus, SICC e Zero Grau

Promovida pela Merkator Feiras e Eventos, a Zero Grau foi a única feira presencial ocorrida no Rio Grande do Sul desde que a pandemia começou. Realizada em novembro - com o aval do governo do Estado - o evento foi considerado um sucesso e resultou em volume expressivo de vendas.

Os outros dois eventos da promotora - 40 Graus e Salão Internacional do Couro e Calçados (SICC) - foram adiados para o ano que vem. Porém, em 2020, o SICC ocorreu de maneira digital. "Tivemos bons resultados em visitação e proporcionamos muito conteúdo através das palestras", comenta a diretora de Relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch.

Agora, a Merkator está focada na realização presencial da Zero Grau, marcada para 15, 16 e 17 de novembro, no Serra Park, em Gramado/RS. Para 2022, Roberta projeta um ano satisfatório no setor de eventos. "Ano de recuperar o tempo perdido e gerar cada vez mais empregos. Sabemos que momentos difíceis sempre existirão e aprendemos que ter calma, paciência, resiliência e estar sempre inovando, são fundamentais para manter uma empresa em plena pandemia."

Bahiacal

Desde janeiro de 2020, a Bahiacal - Feira de Negócios de Calçados - não tem realizado sua edição presencial. "Neste momento, o máximo de participantes permitido em feiras presenciais na Bahia é de 50 pessoas. Esse patamar é insuficiente para um evento do porte da nossa feira", frisa Rodrigo Kehl, presidente da Associação Baiana das Empresas de Representação de Calçados e Afins (Aberc), promotora da Bahiacal. O dirigente acrescenta que tem buscado dialogar com as autoridades para demonstrar que as feiras de negócios têm características de funcionamento semelhantes a de shopping centers e mercados populares.

Kehl aposta na retomada do mercado a partir deste segundo semestre. "Acreditamos que o varejo de moda vai dar um grande salto nos próximos meses, especialmente, no último trimestre deste ano. O mercado da Bahia e estados vizinhos considera nosso evento um grande vetor para impulsionar a retomada do setor, pois além de mostrar as novidades de grandes marcas, permite ao lojista se municiar de informações e aprimorar a tomada de decisões em suas empresas", acrescenta.

Calcemoda

Ao longo da pandemia da Covid-19, a Calcemoda - Feira de Calçados, Bolsas, Confecções, Acessórios e Artigos Esportivos -, evento que ocorre semestralmente em Curitiba/PR, não teve autorização das autoridades sanitárias para a realização de sua edição presencial. Contudo, a Associação dos Representantes Comerciais de Calçados, Acessórios e Artigos Esportivos do Paraná (Arcae/PR), instituição organizadora da mostra, segue seu trabalho de apoio junto aos associados. "O atendimento, os parceiros com descontos em produtos e serviços seguem ativos para os nossos associados", explica a executiva comercial da Arcae/PR, Marisa Mendes.

Neste período, a Arcae/PR optou por não promover a feira no formato digital. Com avanço da vacinação, a associação acredita que é questão de tempo para voltar a realizar a Calcemoda presencial. "Entendemos que esses eventos voltarão a ser muito úteis para o setor, trazendo tranquilidade para os compradores, que poderão voltar a ter uma visão ampla de todas as coleções e realizar suas compras com mais praticidade", completa Marisa.

Couromoda

Desde que a pandemia começou, os organizadores da Couromoda - realizada tradicionalmente em São Paulo/SP - optaram pelo evento digital. Com o projeto "Couromoda o ano todo", a ideia é oferecer ao varejo e indústria novas oportunidades de fazer negócios. São quatro edições digitais da feira ao longo de 2021 - em datas estratégicas e com importantes motes comerciais - além do evento presencial de 16 a 18 de janeiro de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A próxima edição da Couromoda digital ocorre entre 23 e 25 de agosto, com foco no alto-verão e Dia das Crianças. Já a última edição do ano será nos dias 3, 4 e 5 de novembro, com preview Couromoda e Natal. A definição das datas foi feita com base em uma compilação de pesquisas de entidades do varejo, que apontaram os períodos mais importantes, em termos de vendas, para o comércio.

"Ouvimos fabricantes, lojistas e representantes para encontrar o melhor período para a realização do evento digital, de modo que permitisse ao expositor mostrar suas novidades e entregar os produtos em tempo de serem comercializados pelos lojistas", afirma a organização.

Francal

Ao longo da pandemia, a Francal Feiras não promoveu nenhuma edição presencial de sua tradicional feira de calçados em parceria com a Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), a Francal Ablac Show. Em junho do ano passado, para manter o relacionamento com seus públicos, a promotora paulistana, que promove feiras para 14 segmentos diferentes, organizou um webinar sobre marketing digital. "Os eventos virtuais servem muito para relacionamento, informação e para perspectiva de geração de negócios. No entanto, estas ações digitais não têm conseguido materializar negócios", afirma o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala.

A Francal Ablac Show - 52ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios -, que estava marcada para 11 a 13 de agosto de 2021, em São Paulo/SP, foi adiada para 22 a 24 de agosto de 2022. "Queremos que a feira gere negócios e para que isso aconteça de forma segura, precisamos preservar a saúde de todos os públicos que estejam envolvidos no evento. Esperamos que no próximo ano possamos realizar uma excelente feira de forma presencial", disse Abdala.

Fimec

Por conta do aumento no número de infectados com a Covid-19, além da dificuldade na participação de visitantes estrangeiros, a Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) - agendada para o mês de maio de 2021 - foi adiada para o ano que vem.

"A decisão foi em conjunto com o Conselho da Fenac, o qual fazem parte entidades nacionais relacionadas ao calçado. Se chegou à conclusão assertiva de que era muito melhor para a perenidade da Fenac, e da feira, que a edição fosse adiada. Neste ano, em breve, traremos novidades para manter a relação com os expositores e com o público visitante", explica o diretor-presidente da Fenac Experiências Conectam, Marcio Jung.

Para o ano que vem, a organização prevê uma superfeira. "Talvez uma das maiores dos últimos tempos, em função da ansiedade das pessoas para participar de eventos e ter contatos efetivos nesse segmento", projeta Jung.

Goiâniacal

Em 2020, com as lojas de calçados fechadas por vários meses em suas regiões de abrangência, a Goiâniacal - Feira Regional de Calçados, Acessórios e Confecções para Lojistas de Goiás e do Distrito Federal - teve que adiar a edição de agosto do ano passado para janeiro de 2021. "Conseguimos passar por este período sem a realização de apenas uma das edições presenciais de nossa feira", sustenta o diretor comercial e de Marketing da Goiâniacal Eventos, Tiago Furtado Bastos.

Ele considera que, pela Goiâniacal ser uma feira regional, ela tem a necessidade de ser presencial. "Pode se dizer que 100% dos atendimentos no evento são feitos pelos representantes de Goiás e o grande desafio foi preparar a edição de janeiro dentro dos protocolos sanitários e obtivemos êxito neste processo sem ocorrências durante e após a realização da feira."

A próxima edição presencial da Goiâniacal será de 10 a 14 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia/GO. "Praticamente todos os expositores estão confirmados, com a confiança de que teremos um segundo semestre promissor. Acreditamos que, em função da larga vacinação em junho e julho, a situação estará mais controlada em agosto", avalia Bastos.

SC Trade Show

Durante a pandemia, além de ações específicas no polo calçadista catarinense, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista/SC (SincaSJB), que promove a SC Trade Show, optou por realizar a feira no formato on-line, a Conecta SC Trade. "Os maiores desafios neste período têm sido a proximidade do cliente com os expositores, que tiveram que se adequar à nova realidade do mercado", diz a entidade em nota.

A próxima edição presencial da SC Trade Show, que ocorrerá pela primeira vez em Florianópolis/SC, está marcada para 19 a 21 de outubro. "As perspectivas são de que o evento de outubro possa ocorrer dentro da nova realidade e que possamos nos reencontrar com expositores e clientes. Após este acontecimento, tendo parâmetro da nossa realidade dos eventos, faremos as projeções futuras", conclui o comunicado do SincaSJB.

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