Empresas se adaptam às edições digitais das feiras

17.02.2021 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Micam/Divulgação
Próxima edição presencial da Micam Milano está marcada para o mês de setembro
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em formatos estabelecidos há décadas. Em função do isolamento social, os eventos físicos como feiras de calçados, por exemplo, tiveram que cancelar/alterar a sua realização ou promover as edições, ao menos por enquanto, em modo on-line. Caso da Micam Milano, mostra italiana considerada a maior feira de calçados do mundo, que ocorrerá entre 8 de março e 8 de maio, em plataforma digital. O evento contará com a participação de fabricantes calçadistas do Brasil.

O gerente de negócios internacionais da Calçados Pegada (Dois Irmãos/RS), Alex Engelmann, observa que os clientes têm se adaptado às feiras digitais. “Eles vêm conhecendo e se familiarizando com as plataformas, e fazendo da feira on-line uma oportunidade de negócio que não substitui o contato habitual, mas que vem agregando na facilitação das vendas”, sustenta. A marca participa da edição on-line da Micam Americas – que começou em 19 de janeiro e vai até 16 de março –, e integrará a Micam Milano Digital Show. “Acreditamos que  as feiras on-line tendem a contribuir cada vez mais, e de certa maneira passarão a fazer parte da jornada dos compradores do varejo assim como o e-commerce não serve apenas para venda, e sim se tornou parte da jornada do cliente”, completa.

Formato híbrido

Para Rafael França, gerente de exportação da Paquetá The Shoe Company (Sapiranga/RS), as feiras no formato híbrido (físico e digital) vão se perpetuar. “O que possibilita que empresas que antes não tinham oportunidades de participar fisicamente, possam estar presentes”, pontua. França salienta que as plataformas digitais abrem espaço para a possibilidade de se fazer mais contatos. “Já que o período da feira é mais amplo, possibilitando que compradores possam visitar as vitrines on-line a qualquer momento, sem pressa”, acrescenta.

Produtos assertivos

A Calçados Beira Rio (Novo Hamburgo/RS) também está participando da Micam Americas e será expositora da Micam Milano. “A experiência, nesse formato, tem sido positiva, principalmente na prospecção de novos clientes. Percebemos que há um incremento de novos contatos acontecendo e que em edições presenciais, eram mais tímidos. Nesse ambiente virtual, observamos que os produtos das nossas oito marcas estão despertando interesse de clientes oriundos de novos países”, sinaliza a gerente de mercado externo da empresa, Michele Ponath.

Ela conta que para participar destas mostras digitais, a companhia elaborou uma estratégia pautada por um mix de produtos assertivos, baseados no histórico do comportamento de consumo dos clientes que compram na feira.

“E, adicionamos modelagens que são novidades, que dialogam com as trends globais mais buscadas pelos consumidores: moda, staycation, wellness e activewear, criando uma oferta coerente, atrativa e com potência comercial”, pontua Michele.

Brazilian Footwear

A participação das marcas nacionais na Micam Americas e na Micam Milano é viabilizada pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

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