Retomada do setor passa pela Zero Grau

16.11.2020 - Luana Rodrigues / Jornal Exclusivo

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Evento marca um momento de expectativas positivas, após indústria voltar a contratar e varejo reabrir no País
A edição presencial da Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios - chega para encerrar um ano totalmente atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com ares de renovação e otimismo, o evento - que ocorre entre os dias 16 e 18 de novembro, no Serra Park, em Gramado/RS - promete contribuir na retomada econômica do setor calçadista, já que movimenta o varejo nacional especializado e as principais marcas da produção nacional.

"Este ano, o setor teve queda na produção de cerca de 30,9%, que aos poucos está recuperando, mas as projeções são de encerrar o ano ainda com perdas de 25%, segundo dados de nossas entidades setoriais", diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, se referindo aos dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).

Como de costume, o foco da Zero Grau é nos lançamentos das coleções outono/inverno 2021. No entanto, a expectativa da organização é que os lojistas também estejam à procura de itens para abastecer seus estoques para o fim do ano, com produtos a pronta entrega.

A feira reúne 100 expositores com 150 marcas e recebe cerca de dois mil lojistas vindos de todos os estados do Brasil. Desta vez, o credenciamento ocorreu de forma on-line para evitar filas e aglomerações. "Esta feira será o maior desafio que o setor já enfrentou. Estamos orgulhosos por estarmos protagonizando, ao lado de empresários corajosos que conhecem a dura realidade atual, e que estão empenhados em mudar uma trajetória triste e perdedora", comenta Pletsch.

A edição presencial da Zero Grau também impacta na economia local de um dos principais destinos turísticos do País e segue dois protocolos de segurança: o estabelecido por Gramado e o do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

IMPORTADORES

Pelo menos 15 importadores estão confirmados na Zero Grau, vindos da Colômbia, Equador, Costa Rica, Paquistão, República Dominicana, Equador, Uruguai, entre outros.

CUMPRIMENTO OFICIAL

A Merkator preparou um cumprimento oficial para a feira, que simboliza o carinho por todos os participantes do evento. Em tempos de distanciamento social, ao invés de abraços, a mão é colocada junto ao peito, como na imagem oficial acima divulgada pela feira.

AVAL DO GOVERNO

No fim de setembro o governo do RS deu o aval para a realização de quatro eventos de grande porte no Estado: o Festival Internacional de Turismo (Festuris); a Feira de Calçados e Acessórios Zero Grau; e o Natal Luz, todos em Gramado, além da Feira de Inovação Industrial (Mercopar), em Caxias do Sul. Para poder ser realizado, o evento segue à risca as orientações do Governo do Estado e da Prefeitura de Gramado/RS.

CUIDADOS NA FEIRA

1 Distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas nas filas de acesso ao evento, bem como nos balcões de credenciamento, Central de Atendimento ao Expositor; filas de banheiros; restaurantes e lancherias;

2 Será permitida a circulação máxima, ao mesmo tempo, de 1,7 mil pessoas nos pavilhões do Serra Park, ocupando ao todo 25.000 m² de área;

3 Todas as entradas da feira possuem tapetes com produtos sanitizantes;

4 Os visitantes serão lembrados para evitar o carregamento de volumes desnecessários. Quando houver necessidade, espaços de guarda-malas estarão à disposição;

5 Há pontos de descontaminação nas entradas dos eventos e 40 tótens estão distribuídos pelos corredores da feira, com álcool gel 70%, assim como cestos descarte; monitoramento de temperatura nas entradas; sinalizações e entrega de máscaras;

6 Estandes contam com tetos abertos, garantindo ventilação dos espaços;

7 Corredores estão divididos e sinalizados com setas indicativas de ida e volta, permitindo o fluxo seguro de pessoas e o distanciamento;

8 Uso obrigatório de máscaras para todos os participantes em todo período do evento

9 As mesas dos restaurantes cumprirão o distanciamento de 1,5m. Uso obrigatório de luvas e máscaras para se servir;

10 É proibida a oferta de alimentos e bebidas dentro dos estandes com exceção para amostras lacradas que deverão ser higienizadas no ato da entrega aos clientes.

SERVIÇO

Evento: Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios

Data: 16, 17 e 18 de novembro de 2020

Horário: 8h às 19h (dias 16 e 17) e 8h às 17h (dia 18)

Local: Centro de Eventos Serra Park - Gramado/RS

PARCEIROS

Zero Grau tem apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.

 

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.