Setor calçadista pede que público de feiras seja delimitado a partir de PPCIs dos locais

23.09.2020 - Nicolle Frapiccini / Jornal NH

Foto: Divulgação
Comitiva apresentou sugestões ao governo gaúcho
Uma comitiva formada por lideranças do setor calçadista gaúcho esteve nesta quarta-feira, 23 de setembro, em Porto Alegre/RS para argumentar a importância de uma retomada de fato dos eventos corporativos no Rio Grande do Sul, a partir de protocolos e regras que viabilizem essas atividades. No encontro com o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, a realização da Zero Grau — Feira de Calçados e Acessórios —, marcada para novembro, foi citada como fundamental para o regresso dos negócios do segmento e da produção das fábricas.

Uma das sugestões apresentadas foi a de delimitar a ocupação máxima do evento a partir de percentual sobre a capacidade de pessoas previstas no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do local. Assim, dependendo do tamanho do pavilhão onde ocorre a feira, por exemplo, a mostra poderia ter mais de 300 pessoas ao mesmo tempo, teto de ocupação estabelecido nas normas editadas pelo Palácio Piratini para permitir a retomada dos eventos corporativos no estado.

Documento com sugestões

Os representantes da indústria de calçados se comprometeram a enviar ao governo estadual um documento ainda nesta quarta-feira formalizando as sugestões e os protocolos que pretendem adotar. O secretário Agostinho Meirelles disse que vai levar as sugestões para a reunião do gabinete de crise desta quinta-feira, 24 de setembro.

Comitiva

Participaram da comitiva: o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira; o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Joel Brando Klippel; o executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli; o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados do Rio Grande do Sul, Renato Klein; o vice-presidente Regional Ciergs/Fiergs, Tibúrcio Grings; o diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch; e o deputado estadual Dalciso Oliveira.

"A reunião foi bem esclarecedora para a realização da nossa feira. A Zero Grau é extremamente importante para a retomada do nosso setor", comenta Klippel. Já o parlamentar frisa que a intenção do setor é buscar um ponto de equilíbrio. "Ao que vai ser necessário no ponto de vista da saúde, dos cuidados, mas fundamentalmente para que possamos atender a esse público", pontua Dalciso.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.