Feiras e eventos só podem ocorrer com bandeiras amarela e laranja

22.09.2020 - Nicolle Frapiccini

A retomada de eventos corporativos no Rio Grande do Sul terá como uma das normas a associação ao modelo de distanciamento controlado. Adotado e criado pelo governo gaúcho para combater a pandemia de Covid-19 no Estado, será esta metodologia que ditará, a partir da cor da bandeira, o retorno desse mercado.

Assim como na regra aplicada para a volta das aulas presenciais nas escolas, regiões de bandeira amarela e laranja terão a permissão para a realização de feiras e exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras, reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos.

Além disso, será preciso duas semanas consecutivas em bandeira laranja ou amarela para que os eventos possam sair do papel. O decreto com todos os detalhes dos protocolos ainda não foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). A ideia inicial era de que a publicação ocorresse na segunda-feira, mas até o fechamento desta edição, o decreto não havia sido publicado. A previsão passada pelo Palácio Piratini é de que ele será publicado até a manhã de terça-feira, dia 22.

Cautela
A partir dos primeiros detalhes sobre a forma como se dará essa volta, promotoras de feiras do setor calçadista adotaram a cautela. A diretora da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, faz ponderações importantes. "Precisamos desse protocolo, ele é bom porque já falamos em retomada, mas não tão bom porque associa com as bandeiras. Em relação à Zero Grau, marcada para novembro, teremos que pensar e analisar porque não deixa de ser arriscado confirmar a feira e programar tudo sendo que se mudarmos de bandeira dias antes, regredindo para a vermelha, a mostra não poderá ocorrer", pontua, ao dizer que é preciso ver o decreto na íntegra. "Temos que analisar se não tem nenhum outro protocolo que possa inviabilizar a realização da Zero Grau."

Fenac: próximo passo após decreto
Com os pavilhões vazios para eventos corporativos desde março, a hamburguense Fenac optou por se manifestar sobre os detalhes revelados ontem pelo governo gaúcho somente após a publicação do decreto no DOE. "Estamos aguardando como todos, dependemos de ter o decreto para definirmos o próximo passo. A expectativa é a melhor possível", fala a gerente de Comunicação, Kitty Schmidt. Em conversa após o anúncio do governador na semana passada, o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, disse que a Fenac ajustaria seu protocolo ao decreto e encaminharia para aprovação na Prefeitura.

Portaria com outras regras importantes
As normas referentes à retomada, com restrições, dos eventos corporativos pode ser dividida em duas partes: uma é o protocolo específico com as regras para cada bandeira e outra é a portaria 617/2020, da Secretaria da Saúde do Estado. A segunda parte, que tem publicação prevista para hoje, ditará algumas questões importantes e que foram mencionadas pelas promotoras para a definição pela realização ou não dos eventos. Entre as regras que estarão na portaria, teto de ocupação, distanciamento entre expositores, circulação cruzada, credenciamento e check-in on-line, entre outras.

Autorização municipal
Assim como na volta às aulas, os municípios precisam autorizar a realização ou não dos eventos corporativos. Essa decisão é necessária tanto se a cidade estiver em bandeira amarela quanto em laranja. Para isso, as promotoras deverão apresentar um projeto para receberem a liberação do alvará. Somente reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos não necessitam dessa autorização, mas precisam respeitar as outras.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.