Fimec 2021 destacará a economia circular

28.08.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Diego Soares/Divulgação
No próximo ano, mostra chega em sua 45ª edição
Com o mote “A única que tem tudo para criar o amanhã”, a 45ª Fimec — Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes —, que ocorrerá de 9 a 11 de março de 2021, apresentará uma indústria coureiro-calçadista cada vez mais sustentável, atenta aos comportamentos do mercado e baseada na economia circular. Este conceito econômico propõe uma mudança em toda a maneira de consumir, desde o design dos produtos até a relação com matérias-primas e resíduos, por meio da prática dos 5 Rs: reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar e recusar.

Da produção à logística, a Fimec apresenta novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para todo o setor calçadista — sendo reconhecida como a única feira do mundo que reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. Na condição de maior feira do setor da América Latina, durante três dias a Fimec reunirá centenas de expositores com lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, além de milhares de visitantes qualificados, proporcionando o ambiente ideal para prospecção e fechamento de negócios.

A feira ainda oferecerá diversas atrações, como o Fórum Fimec, que já está confirmado para acontecer no segundo dia de evento, 10 de março, reunindo debatedores e público em análises sobre Moda, Tecnologia e Negócios para a indústria calçadista. Outra tradicional atração já confirmada é a Fábrica Conceito, espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. O projeto é realizado pela Fenac Experiências Conectam, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Coelho Assessoria Empresarial. Já o Estúdio Fimec, espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e do consumo, também estará presente em 2021. O estúdio abordará a sustentabilidade a partir dos três pilares que compõe o conceito: social, econômico e ambiental. A iniciativa é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial e o Studio 10.

Novo cenário

O diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, lembra os desafios que o novo cenário traz às feiras de negócios. “Na Fenac, por exemplo, temos uma equipe que analisa cada situação, feira e segmento para encontrarmos a melhor forma de conduzir, pois não existe uma solução padrão. As feiras presenciais contarão com melhorias em termos de biossegurança, já outras feiras têm capacidade para se adaptar bem ao sistema híbrido, podendo ser virtual ou física”, pontua.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.