"Inspiramais seguirá um evento de vanguarda", aponta Ilse Guimarães

20.08.2020 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Ilse Guimarães
Uma experiência para marcar o mercado da moda. Foi desta forma que a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) apresentou a primeira edição 100% digital do Inspiramais – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda –, em dez anos. Na visão de Ilse Guimarães, superintendente da entidade, o salão seguirá sendo um evento vanguardista.

“O Inspiramais é o principal salão de design de materiais para moda da América Latina, ganhou tanta notoriedade no mercado nacional e internacional justamente por estar sempre na vanguarda. Manteremos os aspectos inovadores. E, o salão continuará atuando na vanguarda – seja no mundo híbrido ou no virtual. Antecipar referências, trazer design, inovações e conceitos que traduzam uma identidade de moda genuinamente autêntica, estimular processos sustentáveis e repassar ferramentas e metodologia para que as empresas sejam mais assertivas em qualquer momento”, aponta.

Ilse esclarece que o foco do Inspiramais Digital também seguirá sendo o mesmo das edições físicas: antecipar referências para toda a cadeia produtiva de moda. “Estaremos conectados não só com as empresas e visitantes atuais, mas indo além de cruzar fronteiras que o mundo físico nem sempre possibilita”, complementa.


ENTREVISTA ILSE GUIMARÃES, SUPERINTENDENTE DA ASSINTECAL

Quais as perspectivas para a primeira edição digital do Inspiramais?
São as melhores possíveis. Vamos apresentar ao mercado nacional e internacional um projeto único dentro do segmento da moda. Estamos seguindo o caminho natural e ele apenas foi antecipado por conta do momento mundial. O mercado já vem passando por transformações significativas há muito tempo. A Assintecal já traz essas questões para todo o mercado. Já falamos de processos sustentáveis, de economia circular, capitalismo consciente. São assuntos que já são fomentados pelo mercado mundial e em todos os nichos. Parece que estamos antecipando processos que já seriam inevitáveis. Claro que agora surge a mudança como necessidade imediata, mas, de maneira geral, este é um processo natural.

Como está sendo este processo de digitalização de um evento como o Inspiramais? Quais os principais desafios? 
O principal desafio é humanizar todo o processo. Mas estamos percebendo que, mesmo neste desafio, vem sendo suprido. As pessoas estão, por incrível que pareça, mais próximas, mais conectadas. Essa necessidade de fazer acontecer vem unindo mais as pessoas e uma tela de computador ou celular, ao contrário do que imaginávamos, une as pessoas, as colocando face a face e fazendo todos se reverem. Acredito que teremos uma experiência bem positiva e buscando em toda a plataforma trazer essa proximidade que nos propomos mesmo no mundo virtual.

Além deste novo formato digital, quais as demais novidades desta edição do Inspiramais?
O tema Free Spirit permeia toda a edição do Inspiramais. Serão mais de 500 novos lançamentos disponíveis para a indústria, e que serão conferidos nos estandes virtuais de cada empresa expositora. Temos uma grade de palestras incrível, além dos projetos Conexão Criativa que apresentará as pesquisas e desenvolvimento de produtos; o Projeto + Estampa, ampliando as possibilidades de estamparias únicas no País; o Conexão Criativa e Comercial trazendo soluções inovadoras e sustentáveis; o Projeto Comprador reunindo empresas internacionais para fazer negócio com os expositores brasileiros; o Projeto Imagem ampliando a visibilidade dos nossos produtos no Exterior; além de espaços para aproximação com expositores, produtos etc. Será interessante conhecer as referências mundiais e centenas de lançamentos em inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, produtos e informação fundamental para suas decisões neste novo ambiente.

Qual será o foco desta edição digital do Inspiramais?
Manteremos os aspectos inovadores. O Inspiramais continuará atuando na vanguarda – seja no mundo híbrido ou no virtual. Antecipar referências, trazer design, inovações e conceitos que traduzam uma identidade de moda genuinamente autêntica, estimular processos sustentáveis e repassar ferramentas e metodologia para que as empresas sejam mais assertivas em qualquer momento.

Neste sentido, o foco continua o mesmo – antecipar referências para toda a cadeia produtiva da moda, incluindo os setores de calçados, têxteis e confecção, moveleiro, atingindo setor automotivo, bijuterias, acessórios para moda e até segmentos como pet e demais elos da cadeia produtiva da moda.

O mercado internacional se amplia mais do que nas últimas edições. Estamos em um momento único no setor de componentes para calçados em nível global, como referência em design, tecnologia e sustentabilidade. Isso contribui para que a procura pelos produtos aumente significativamente, nos provando que toda a trajetória do Inspiramais em apresentar pesquisas, projetos e desenvolvimentos de produtos alinhados a uma identidade genuína nacional dentro dos parâmetros de consumo mundial vem sendo cada vez mais assertiva. Já temos mais de 200 compradores internacionais inscritos para as rodadas de negócio do Projeto Comprador. Contamos com a presença dos principais players nacionais, buscando unificar linguagem e metodologia produtiva para toda a cadeia da moda.

De que forma o Inspiramais tem reforçado a sua estratégia de ser referência para o mercado da moda e de impulsionar o processo criativo da indústria calçadista?
É um trabalho incessante e que não acontece apenas durante os dias do Inspiramais. Durante o ano todo realizamos pesquisas junto às empresas de todo o País. Nossa equipe de consultores não parou e as empresas seguem atuando nos desenvolvimentos de produtos dentro de processos criativos apresentados no Inspiramais. Por isso temos o projeto Conexão Inspiramais, que faz esse trabalho anual com sua equipe de consultores e a coordenação do designer e pesquisador Walter Rodrigues. Daí é natural que seja relevante as referências dentro do mercado da moda.

Na apresentação do Inspiramais digital, vocês disseram que o projeto busca superar os desafios do mundo digital com sua experiência de vanguarda. Qual experiência é esta?
Estaremos conectados não só com as empresas e visitantes atuais, mas indo além de cruzar fronteiras que o mundo físico nem sempre possibilita. O Inspiramais é o principal salão de design de materiais para moda da América Latina, ganhou tanta notoriedade no mercado nacional e internacional justamente por estar sempre na vanguarda.

O mercado já vem passando por transformações significativas há muito tempo e estamos antecipando isso. Este ano o tema do salão é Free Spirit, tema que já estava formatado antes do momento atual, e fala de ressignificação das relações e do mundo como conhecemos hoje. As pessoas irão se conectar de uma forma eficiente e diferenciada, acessando salas de reuniões, vídeos, palestras ao vivo, apresentação de produtos, estandes virtuais. Será uma experiência única.

Qual tem sido o feedback que vocês têm recebido do mercado em relação ao Inspiramais Digital?
Melhor do que esperávamos. Estamos recebendo inscrições do País todo e do mundo inteiro. Empresas, designers, profissionais da moda e a imprensa, que por distância, custos e oportunidades acabaram não participando nas edições anteriores, participarão efetivamente desta edição. Compradores de todos os continentes vão marcar presença, as empresas brasileiras estão ansiosas para conhecer mais e ampliar as inscrições de sua equipe – antes limitada a alguns selecionados para conferir o evento. Os participantes também se envolveram e abraçaram a Plataforma Inspiramais e estão mobilizados e mobilizando o mercado. Acredito que estamos diante de um novo caminho de se fazer negócios.

Como as empresas do setor de componentes tem se reinventado e se adaptado a este novo cenário de mercado?
Temos total consciência do momento que estamos passando. As empresas entendem que agora é o momento de adaptações. Não há muito o que se discutir sobre isso. Há uma nova realidade mundial que transforma todos os processos das pessoas – das relações humanas, a adaptações estruturais e a maneira de se criar e produzir produtos.

Agora é hora de olhar para o consumidor e seus comportamentos, perceber como acontece as demandas de mercado, as situações e seguir em frente. Claro é um processo e não achamos que será de uma hora para outra. Mas, já percebemos um setor consciente que para ficar no mercado será preciso se reinventar e se readaptar.

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