Modelo que já não sai mais do pé da mulher brasileira, o tênis mais uma vez é um dos queridinhos dos lojistas. Das mais variadas cores, com brilho ou até com um solado maior, eles fazem sucesso. E na Via Uno, de Santo Antônio da Patrulha (RS), o tênis 100% sustentável, que foi lançado recentemente, está tendo uma ótima saída.
A gerente de Marketing da marca, Jaqueline Gabiatti, revela que o cabedal do tênis é oriundo de garrafa pet e da indústria têxtil. “Não usamos cola, nem solventes, a produção tem uma economia de 20% no consumo de energia e a palmilha é confeccionada com 30% de espuma reciclada. Para a produção deste modelo só são utilizados materiais reutilizados, nenhum é o primeiro uso”, explica a gerente, ao falar que os lojistas têm demonstrado grande interesse em ter o produto nos seus pontos de venda.
Democracia na moda
Além dos negócios realizados entre fabricantes e lojistas, outro pilar importante que sustenta a sétima edição da 40 Graus – Feira de Calçados e Acessórios é a qualificação profissional. Por isso, mais uma vez, a mostra conta com um espaço de conteúdo diferenciado: o Papo 40 Graus. Ao todo, oito convidados passarão por esse espaço até hoje.
Ontem, o designer e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisas da Assintecal, Walter Rodrigues compartilhou alguns estratégias de compra. “O que mais me interessa na moda é a democracia. Ela não é mais para determinado tipo de pessoa, o que importa é ser informado”, afirma, ao salientar que um mesmo estilo de calçado pode ser comprado em uma loja de departamento ou em uma boutique. Uma cor que aparece com força nas coleções é o branco. E na visão de Rodrigues essa questão está relacionada a neutralidade da cor. “O branco é um item básico com apelo de sofisticação.”