Exportações da indústria gaúcha crescem mais do que a média nacional

13.04.2021 - Redação Jornal Exclusivo

As exportações da indústria gaúcha totalizaram US$ 992,8 milhões em março, elevação de 18,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, resultado que fica acima do crescimento nacional de 12% para o período. Já no primeiro trimestre, as vendas externas do RS acumularam US$ 2,7 bilhões, valor 13,1% superior comparado a igual período de 2020.

“O aumento das compras de nossos produtos por importantes parceiros como Estados Unidos e Argentina ajuda a explicar essa recuperação das exportações”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Porcello Petry.

Segmentos

Na análise por setores de atividade econômica, dos 23 segmentos da indústria que registraram algum embarque no RS em março, 17 subiram o valor exportado na base de comparação interanual. O resultado positivo é justificado especialmente pela disseminação do crescimento das exportações para os Estados Unidos (17,2%) e Argentina (26,8%). Além disso, o bom desempenho dos setores de Químicos (36,8%) e Máquinas e equipamentos (29,9%) também contribuíram.

O incremento nas vendas do setor de Químicos foi beneficiado pelos aumentos significativos de embarques para Países Baixos, Estados Unidos, China e Argentina. Já Máquinas e equipamentos tiveram elevação em razão dos embarques para o Paraguai.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.