Agenda Internacional da Indústria reúne ações para impulsionar o comércio exterior

30.03.2021 - Redação Jornal Exclusivo

Durante o lançamento da Agenda Internacional da Indústria 2021, representantes da indústria, do governo federal e do Congresso Nacional defenderam a implementação de ações que contribuam para a recuperação do comércio exterior. Entre elas está a abertura comercial por meio de acordos equilibrados e do aprofundamento da agenda econômica do Mercosul.

O documento, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (30) em evento virtual, reúne 111 ações distribuídas em quatro eixos de atuação: política comercial; serviços de apoio à internacionalização; ações em mercados estratégicos, e cooperação internacional.

O superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves, afirma que o cenário é de queda no comércio exterior, o que demanda uma série de ações coordenadas para aumentar a competitividade da indústria.

“A agenda apresenta várias frentes de trabalho, desde acordos comerciais, passando pela competitividade do comércio até o cumprimento de regras justas nessa área”, disse o superintendente. “Enfatizo que a CNI é historicamente defensora da abertura comercial por meio de acordos importantes para o desenvolvimento do nosso País”, ressaltou.

Acordo entre Mercosul e União Europeia é prioridade

O gerente de Políticas de Integração Internacional da CNI, Fabrizio Sardelli Panzini, apresentou dados que mostram a queda nas exportações de industrializados ao longo da última década. Para se ter ideia, em valores, ela passou de US$ 128,3 bilhões para US$ 90,1 bilhões ao ano de 2011 para 2020.

Na avaliação de Panzini, o contexto internacional, ao lado de problemas relacionados ao Custo Brasil, retirou a qualidade da inserção dos produtos brasileiros no exterior.

“Por isso, entre as nossas prioridades, está a internalização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Também precisamos avançar para que o Brasil dê passos para entrar na OCDE e precisamos mudar a legislação de lucros das nossas multinacionais no exterior”, disse o gerente.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.