Leia a coluna do Conexão Exporta Brasil

13.11.2020 - Redação Jornal Exclusivo

Gerson Luis Berwanger assumiu no dia 9 de novembro a presidência da Associação Brasileira de
Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Entre os planos está o de focar ainda mais na exportação. “Não vendemos um produto para o nosso associado, vendemos projetos. E ele busca algo que possa ajudar na exportação”, observa o presidente.

By Brasil

No ano passado, 390 empresas participaram do By Brasil Components, Machinery and Chemicals – programa de incentivo às exportações, realizado entre Assintecal e Apex-Brasil. Foram comercializados 180 tipos de materiais para países como China, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Alemanha e Índia, gerando mais de 300 milhões de dólares.

Ampliar alcance

Conforme Berwanger, que também é presidente da Bertex Produtos para Moda, atualmente o setor de componentes de calçados exporta mais para as Américas. No entanto, entre os planos está o de ampliar o alcance e explorar novos mercados.

Qualidade

Berwanger aposta na qualidade dos produtos verde-amarelos como um dos principais trunfos para o aumento das exportações.

Outro diferencial apontado pelo novo presidente da Assintecal está associado à informação de moda e a rapidez com a entrega de amostras.

Recuperação gradual

Também nesta semana foram divulgados os números referentes às exportações de calçados em outubro. Os dados, elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), apontam para uma recuperação gradual. No décimo mês do ano foram embarcados 10,43 milhões de pares, que geraram US$ 55,4 milhões, altas de 28,6% em volume e de 4,8% em dólares na relação com setembro.

Números

No acumulado dos dez meses do ano, as exportações de calçados somaram 74,9 milhões de pares e US$ 545,35 milhões, quedas de 22,3% em volume e de 33,6% em receita em relação ao mesmo período de 2019.

O Conexão Exporta Brasil tem o patrocínio de Fimec 2021 e Master Soluções que Conectam. Conta ainda com o apoio de Efficient Comex, Kisafix, IBTeC e Top Shoes Brasil Group.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.