Onde se concentram as exportações de calçados

09.10.2020 - Luana Rodrigues

Foto: Reprodução
Foi divulgada nesta semana a 10ª edição do Anuário Mundial de Calçados 2020, relatório que analisa as tendências mais importantes da indústria calçadista no mundo. Estão disponíveis os números de 2019, tanto em quantidade como em valor, permitindo posicionar os principais protagonistas em relação à produção, consumo, exportação e importação. A publicação é do World Footwear.

Liderança
A participação conjunta da Ásia e Europa nas exportações mundiais aumentou em volume e em valor. A Ásia é, sem dúvida, o continente líder no comércio internacional de calçados, exportando seis vezes mais que a Europa. No entanto, em valor, a relação entre os dois é de 1,6 para 1 a favor do primeiro, apresentando uma queda rápida nos últimos quatro anos.

Outros
A América do Norte é a única que ainda responde por mais de 1% do total das exportações de calçados (1% em volume; 1,6% em valor). A África e a América do Sul têm 0,7% de participação no valor, esta última alcançando 0,8% em volume. A Oceania representa menos de 0,1% das exportações mundiais.

Produção
A produção de calçados em todo o mundo aumentou 21,2% desde 2010, em um taxa média de crescimento anual de 2,2%. Em 2019, a indústria cresceu apenas 0,6% em relação ao ano anterior, mas foi o suficiente para estabelecer uma nova produção recorde de 24,3 bilhões de pares.

Top 10
A Turquia continua subindo na lista dos principais países produtores de calçados e em 2019 alcançou a 6ª posição, acima do 13º lugar ocupado em 2010. Posições superiores parecem fora de alcance para a Turquia a curto e médio prazo porque o Brasil, na 5ª posição com 908 milhões de pares, fabrica 70% mais sapatos. A Itália é o único país europeu que ainda está entre os 10 melhores do mundo.

Brasil
As exportações do Brasil mudaram pouco em 2019, com 1,5% de aumento no volume, mas uma diminuição de 0,4% no valor. Os números do Brasil correspondem a mais de 90% das exportações de calçados na América do Sul. Em seguida aparecem Colômbia, Peru, Equador e Argentina.

Destinos
O Brasil possui uma das maiores indústrias de calçados do mundo, localizada principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O mercado dos EUA representa mais de 20% das exportações do País. O segundo destino é Argentina, seguido por França e Bolívia.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.