Vamos aproveitar a oportunidade?

22.06.2020

O mundo será muito diferente após superarmos este momento crítico provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pelo menos para uma boa parte da população mais consciente, mais madura e também mais esclarecida. Teremos reflexões importantes que deverão orientar o consumo futuro, levando em consideração a origem dos produtos, a fonte das matérias-primas, a forma que são produzidas e a confiabilidade das marcas.

O fast fashion perderá espaço para um consumo mais consciente, em que os produtos deverão ter uma vida útil maior. A tendência é de que as pessoas comecem a dar mais valor para marcas e produtos sustentáveis do que já vem ocorrendo atualmente.

Claro que uma grande parcela dos consumidores irá comprar levando em consideração apenas o preço. Ainda mais com a grande massa de trabalhadores que se somou ao índice já existente de desempregados antes da quarentena decretada pelos governantes. Estas pessoas, com as finanças muito debilitadas, irão adquirir somente itens de primeira necessidade, como comida e algumas peças de vestuário, incluindo calçados. Tudo o mais poderá passar a ser supérfluo.

Mas outra consequência que imagino deverá ocorrer é o retrocesso da globalização. Não sei em que nível, mas as pessoas passarão a viajar menos, a realizar negócios prioritariamente de forma virtual e intensificar o turismo doméstico.

Poderá ocorrer inicialmente uma aversão a produtos oriundos da China. Inclusive, já se percebe uma significativa manifestação deste fenômeno nas redes sociais. Se isto irá se transformar em ações concretas, só o tempo dirá. Mas talvez esta nova possível realidade traga uma grande oportunidade para o calçado brasileiro retomar um grande espaço no mercado norte americano e na União Europeia.

O setor calçadista do Brasil, apoiado pela Apex e outras instituições de fomento nacionais, poderia iniciar uma campanha nestes mercados promovendo os produtos fabricados no Brasil, ressaltando a qualidade, a proximidade geográfica com os países compradores, a similaridade cultural e a confiabilidade dos negócios.

Seria um excelente momento para voltar a atenção dos consumidores americanos e europeus para os produtos brasileiros, retomando e até ampliando volumes exportados para seus países no passado. E o câmbio nunca esteve tão favorável.

Luis Coelho

Luís Coelho é consultor internacional de empresas formado em Tecnologia de Produção de Calçados e pós graduado em Educação pela Feevale, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. É diretor da Coelho Consultoria Empresarial Ltda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.