Micam reúne as principais marcas de calçados do mundo

08.07.2019 - Ruan Nascimento / Jornal Exclusivo

Foto: Daniele Portanome / Divulgação
Edição de fevereiro recebeu visitantes de todos os continentes
Milão, na Itália, respira moda. É lá que diversas grifes lançam as suas tendências, pautando o universo fashion nos quatro cantos do globo terrestre. Também é na cidade italiana que ocorre a maior feira de calçados do planeta, a Micam, que chega a sua 88ª edição em dois meses. A mostra calçadista ocorre de 15 a 18 de setembro.

A Micam traz as tendências das fabricantes de calçados para a primavera/verão 2020 na Europa. O setor volta a sua atenção para a feira, que ocorre duas vezes por ano. Sua importância é revelada através dos números, que refletem a sua grandeza perante ao mercado. Em fevereiro, na edição mais recente, foram 1.400 expositores, sendo 800 empresas italianas e outras 600 vindas de outros países. Segundo a Associação Nacional de Fabricantes Italianos de Calçados (Assocalzaturifici), entidade promotora da feira, nos dois eventos anuais, 90 mil pessoas visitam os corredores, sendo 54 mil estrangeiros.

A maior parte do público participante vem da Europa, conforme dados da Assocalzaturifici, sendo 85,2%. Do restante do mundo, 9,8% vieram da Ásia, 1,9% da América do Norte, 1,6% da África, 1% da América do Sul e 0,5% da Oceania.

50 anos destacados com nova identidade

Em 2019, a Micam está completando 50 anos e, em celebração a esta marca, se prepara para revelar uma nova imagem. Fotografias clicadas por Javier Valhonrat contemplam uma campanha realizada nos últimos três anos e que envolveu as últimas seis edições da mostra, com imagens inspiradas na obra do artista Dante Alighieri. As fotos retratam os vícios e virtudes da alma humana, buscando a mais pura forma de beleza, em retratos que representam a beleza dos calçados, e um impulso criativo infinito.

Inspirações de tendências

São três temas diferentes que norteiam as tendências da primavera/verão 2020 lançadas na próxima Micam. Entre elas, Designing Emotion, interpretando a interação entre tecnologia, homem e artesanato; Code Create, em uma mistura com o mundo físico e digital mais próximos, através de um visual futurista; e Empower Up, tendência jovem inspirada na cultura punk ou da cultura africana moderna.

Na tendência Designing Emotion, tons pastéis e terrosos se destacam com um toque contemporâneo, além de cores brilhantes que trazem emoções ao estilo retrô. Pela trend Code Create, os materiais naturais são realçados, e combinam com sintéticos sustentáveis, e também dos tons clássicos e naturais, contrastantes com cores artificiais. E pela tendência Empower Up, a combinação de diversão e sustentabilidade fica em evidência, com a presença de tons médios, cores ousadas e pré-desbotadas, além dos detalhes em alta qualidade e recordando modelos vintage.

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