Gerenciar categorias materializa ações de marketing, aponta Alexandre Sardo

17.06.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Alexandre Sardo, executivo sênior da Trade 2 Business
O executivo sênior da Trade 2 Business (São Paulo/SP), Alexandre Sardo, abordou o
gerenciamento de categorias em palestra feita na 51ª Francal. Ele foi um dos convidados a expor suas estratégias de mercado no espaço Retail Now, dentro da feira realizada de 3 a 5 de junho, em São Paulo/SP.

Ele relatou sobre a importância de haver um processo entre varejista e fornecedor, a fim de gerenciar as categorias como unidades estratégicas de negócios, para produzir bons
resultados comerciais através da concentração de esforços para entregar valor ao shopper.

Na visão dele, gerenciar categorias traz materialidade às ações de marketing. Como
consequência disso, impulsiona as compras dos shoppers a partir das suas necessidades, e os entrega melhor percepção de valor, além de integrar o plano atual de negócios. O executivo explica que devem ser levadas em consideração variáveis como o preço, para definir papéis estratégicos. "Cada segmento cumpre determinado papel estratégico, sendo que os geradores de lucro devem sempre iniciar o fluxo e os geradores de tráfego finalizar ou ser intercalado", aborda.

Sardo considera duas operações como primordiais: relacional e transacional. A primeira fecha em valores, experiência, benefícios, informações e longo prazo. Já a segunda trata do preço baixo, descontos de prazo de pagamento, imediatismo e vantagens monetárias. Ele lembra que é importante a definição do posicionamento e do público alvo. "Quem são seus shoppers? Entenda quais atributos ele mais valoriza em uma loja e se dedique a isso", destaca.

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