Inspiramais gera US$ 10,9 milhões de negócios com o exterior

06.06.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Marcela Brown / GES Especial
Encerrou nesta quarta-feira (5) o Inspiramais - Salão de Design e Inovação de Materiais, realizado no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo/SP. A edição 2020_II do evento gerou US$ 10,9 milhões em negócios internacionais, por meio do Projeto Comprador.

Através dele, 26 empresas participaram do Inspiramais, vindas de Portugal, Argentina,
México, Colômbia, Peru, Guatemala, Equador e Paraguai. Foram realizadas 720 rodadas de negócios nos dois dias do salão de design, que trouxe as tendências em materiais e componentes para os setores de calçados, couros, acessórios, confecções, bijuterias e moveleiro, com foco no inverno 2020. A mostra busca envolver toda a indústria para o desenvolvimento de uma moda com identidade nacional.

Uma das importadoras presentes foi Sara Maria Charry, da Cavicueros, da Colômbia. Ela conta que sua empresa compra insumos para o calçado. Foi a primeira vez que visitou o Salão e fez negócios com o Brasil. "A estrutura, os produtos, a qualidade, o conceito, mostram um estudo de moda que dificilmente se encontra na América Latina. Penso que este é um Salão muito importante para toda a região, com opções de materiais inovadores e muito bem estruturados", conta.

Mercado em recuperação

Mais de 7 mil visitantes participaram do evento, entre expositores e lojistas. Cerca de 1 mil produtos foram apresentados por 180 empresas. O Salão também trouxe caravanas com 440 compradores de diversas regiões brasileiras, nas cidades de São João Batista/SC, Maringá/PR, Goiânia/GO, Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ, Nova Serrana/MG, Divinópolis/MG, Juruaia/MG, Jaú/SP, Franca/SP e São José do Rio Preto/SP. Esta ação foi realizada com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e diversos sindicatos regionais.

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) é a entidade promotora do Inspiramais. A superintendente da associação, Ilse Guimarães, comemora os bons resultados obtidos com a mostra. Para ela, o mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, e o salão traz este espírito de frescor, em uma época de renovação. "Cresce a participação dos setores têxtil, moveleiro e jóias, e novos (setores) também se inserem, como o automobilístico. Outros segmentos se fortalecem e
já nos preparamos também para a entrada do setor para pets", comenta.

O tema Zen norteou o Inspiramais 2020_II, trazendo uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo, e o respeito à individualidade. "Fiquei muito feliz com a edição porque conseguimos visualizar nas pessoas o entendimento da ideia do Zen. Cultural e politicamente falando, o mundo realmente precisa estar prestando atenção
nas coisas, e as palavras mais importantes são 'estar presente', e entender o que acontece na sua empresa naquele momento como se estivesse aberto para o mundo inteiro", explica o coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.