Indústria moderna e eficiente

05.06.2019

Desenvolver coleções de calçados que sejam confortáveis, atrativas, identificadas com a moda e o comportamento do consumidor, acessíveis ao bolso nestes tempos de crise, e de qualidade são as condições perfeitas. Todas as empresas gostariam de poder entregar este tipo de produto ao seu cliente, mas isto exige profissionais qualificados, empresa capitalizada, trabalho bem desenvolvido e uma cadeia de fornecedores de alto nível. Portanto, não é simples. Se abrirmos cada um destes itens, teremos diversos fatores influenciando para cima ou para baixo para o atingimento destes objetivos.

Na fabricação destes produtos é que veremos o resultado do trabalho criativo e técnico. Se a estrutura industrial estiver bem montada, para proporcionar o máximo de eficiência e nos ajudar a acompanhar e controlar a produtividade, a qualidade e os custos de produção, provavelmente conseguiremos ser competitivos e atrair a atenção dos clientes e o coração dos consumidores.

Precisamos ter, minuto a minuto, as informações necessárias para fazer as correções de rota e assim atingir as metas de produção e qualidade. Estas informações devem estar acessíveis não só à direção da empresa e gerentes de produção, mas a todas as pessoas envolvidas no processo. Temos que envolver cada colaborador, buscando o seu comprometimento para a eficiência e qualidade. Para isto, uma das formas é colocá-lo ao par do seu desempenho e de seus colegas todo o tempo.

Atualmente temos ferramentas que disponibilizam estes dados e proporcionam condições aos gestores da produção tomar as medidas corretivas toda a vez que alguma situação fuja ao controle. Não precisamos mais esperar o final da jornada para concluir que não fomos eficientes e ou que a qualidade dos calçados produzidos não atendeu ao padrão esperado.

Não é simples introduzir estes sistemas de acompanhamento e controle na indústria calçadista, pois impacta muito na cultura das chefias industriais. Deve haver um comprometimento concreto destes profissionais, exigindo uma interação permanente com esta ferramenta.

As empresas mais evoluídas estão implantando ferramentas informatizadas no seu dia a dia. Em breve não será mais possível competir neste mercado disputado sem estas informações instantâneas no chão de fábrica, pois elas farão a diferença para quem quiser estar à frente.

Luis Coelho

Luís Coelho é consultor internacional de empresas formado em Tecnologia de Produção de Calçados e pós graduado em Educação pela Feevale, com MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. É diretor da Coelho Consultoria Empresarial Ltda.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.