Top Shoes Brasil consolida DNA inovador e dobra sua estrutura fabril

31.05.2019 - Redação Jornal Exclusivo

A demanda surge a partir da necessidade – e o mercado precisa de produtos feitos em knit. É com foco neste fato que a Top Shoes Brasil, de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, decidiu ampliar sua estrutura. Para aumentar a capacidade produtiva e atender a grandes players que apostam na malha técnica, a empresa está fazendo um investimento forte em maquinário alemão. Até meados de junho, cerca de 12 novos equipamentos devem chegar à sede da companhia, dobrando seu parque industrial.

Para o empresário e diretor criativo Gustavo Dal Pizzol, fundador da organização, a utilização desta matéria-prima representa uma evolução nos processos fabris do setor calçadista. “Trata-se da tecnologia que irá guiar o futuro da indústria. É uma forma inovadora de produzir – e ela precisa ser incorporada por todos que querem ter êxito em seus negócios”, assegura. E, agora, o plano do empreendedor é absorver esse desejo – tanto das marcas quanto dos consumidores, garantindo que as coleções de sapatos tenham a qualidade e o conforto do knit Made in Brazil.

Com pioneirismo e agilidade impressos em seu DNA, a Top Shoes Brasil se diferencia por ofertar uma solução completa a seus parceiros. “Com a nossa proposta de cocriação, conseguimos elaborar um projeto do zero – e entregamos, para os clientes, ele pronto para ser executado”, detalha Dal Pizzol. A expertise em modelagem e na idealização de estampas, solados, tecidos e adornos fez com que a empresa internalizasse todos os processos, a fim de simplificar o dia a dia das fábricas com as quais trabalha. “A atuação em conjunto com outras companhias que fornecem componentes e insumos tornou essa realidade possível.”

O desenvolvimento da malha técnica, entretanto, permanece como carro-chefe da Top Shoes Brasil. “Nós elaboramos várias ideias, sempre pensando na identidade de cada etiqueta. E, além criar opções diversas, a produção do material também é nossa responsabilidade – por isso, teremos quase 30 máquinas europeias operando para isso, sem parar”, comenta, destacando que seu parque industrial funciona 24h por dia.

5 perguntas para Gustavo Dal Pizzol

Por que o knit é a tecnologia do futuro?

Na verdade, já é a tecnologia do presente. A nova conjuntura do mercado – com competição acirrada e um consumidor cada vez mais exigente – faz com que que as empresas precisem definir qual caminho desejam seguir: do preço ou da diferenciação. Se o interesse for se destacar dos demais, a Top Shoes Brasil se coloca como o parceiro ideal. Nós desenvolvemos e produzimos o knit, agregando valor aos produtos, mas também reduzimos custos do sistema antigo de produção, eliminando processos e gastos desnecessários. E o principal: é rentável fabricar tanto grandes volumes quanto pequenas quantidades.

Por que investir em máquinas alemãs?
Os equipamentos com os quais trabalhamos são o que há de mais inovador no mercado. E, como pensamos a longo prazo, optamos por um maquinário que nos permite ter os melhores resultados em termos de qualidade e durabilidade. Parceira de anos, a alemã Stoll conhece a nossa estrutura e nos dá um suporte muito expressivo, fazendo com que tenhamos, no Brasil, uma companhia com o conhecimento de grandes marcas internacionais.

Por que é importante unir forças com outras empresas?
Todo o setor precisa evoluir em conjunto. Desta forma, não adianta apenas a Top Shoes Brasil oferecer soluções inovadoras – é preciso despertar essa consciência em todos os elos da cadeia. Como a nossa estratégia é ser um negócio com foco em inteligência, tecnologia e design, percebemos que o nosso papel é multiplicar essa visão, para que outras fábricas possam crescer junto conosco. O objetivo é buscar um futuro com mais processos diferenciados e viáveis, de acordo com as novas necessidades do mercado.

Por que sustentabilidade é um fator importante?
Não há a possibilidade de ser uma organização progressista sem visar a sustentabilidade – este é, felizmente, um caminho sem volta. A geração de resíduos, por exemplo, é algo que, além de ser um desperdício de material, ainda acarreta em custos para o descarte. No nosso processo produtivo, quase não há excedentes – mas, de qualquer forma, todos os retalhos são reutilizados. Além disso, temos um projeto de reaproveitamento do lixo da indústria. Ou seja: em parceria com outras companhias, criamos subprodutos e novas matérias-primas a partir de sobras que seriam enterradas ou incineradas. Queremos fomentar esse pensamento em todos os processos. Outro aspecto que consideramos fundamental é a questão da energia: por isso, já estamos montando a estrutura para a instalação de placas solares, para sermos ainda mais sustentáveis.

Por que apostar no setor calçadista?
Este segmento está no nosso DNA – e, apesar de muitos acharem que se trata de um mercado resistente à inovação, nós enxergamos grandes oportunidades. Acreditamos que há muito espaço para o novo e percebemos que há um desejo coletivo de se reinventar. Um dos motivos do nosso crescimento é esse: estamos ajudando as empresas a se renovarem. Fundamental para o consumo, o calçado é um produto com alto poder de venda. Desta forma, apostamos forte nesse ramo industrial e estamos ampliando para alcançarmos novos clientes, que precisam de um volume ainda maior.

5 diferenciais da Top Shoes Brasil

* Referência em design, tecnologia e inovação
* Fornece matérias-primas de última geração e de extrema qualidade
* Oferece um serviço completo para seus parceiros (do desenvolvimento à produção)
* Agilidade, rapidez e excelência em processos
* Investe em materiais sustentáveis e ecologicamente corretos

Equipe especializada

A mão de obra capacitada é outro aspecto extremamente importante, na avaliação de Dal Pizzol. “Inovação é sinônimo do nosso negócio. Desta forma, é imprescindível termos profissionais qualificados”, pontua. Segundo ele, com a chegada dos novos equipamentos, o time Top Shoes Brasil também vai aumentar. “Ficamos muito felizes por estarmos situados no Vale do Sinos, uma região que é conhecida por ser a inteligência do ramo do calçado. Nosso objetivo é que todo o setor cresça junto”, pondera.

No que depender de sua companhia, não faltarão motivos para que isso aconteça. “O mercado está mudando e exigindo que as marcas se posicionem de maneira diferente. O que nós queremos é que todos enxerguem isso e que haja uma evolução constante. Não adianta mais ficar preso a verdade antigas – chegou a hora de escrever um novo capítulo para a nossa indústria”, provoca. Esta é uma das razões pelas quais Dal Pizzol determina que é fundamental fazer investimentos inteligentes. “Nós apostamos no mercado. Por esse motivo estamos ampliando nosso parque fabril, firmando parceria com empresas de referência em suas áreas de atuação e contratando especialistas para atuarem conosco.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.