Estandes lotados e corredores movimentados no SICC 2019

21.05.2019 - Carolina Zeni / Jornal Exclusivo

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Lojistas e Expositores em negociação na feira
As principais etiquetas de calçados e acessórios do País marcam presença no 28º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que segue até amanhã, 22 de maio, no Serra Park, em Gramado/RS. Um dos expositores do evento é a Studio 64 (São João Batista/SC). “Muitos lojistas aproveitaram o primeiro dia de feira para olhar e fazer consultas. Logo cedo clientes já fecharam pedido com a gente. Isso nos dá ânimo, porque nesse caso específico voltamos a conquistar um cliente do Paraná. Focamos em ofertar um produto bom, bonito e com preço justo”, comentou o diretor da companhia, Ruan Roedel, que considera o salão um balizador para verificar se a coleção está assertiva.

A Dilly Sports (Novo Hamburgo/RS), que faz a gestão de marcas como Diadora e Mormaii, projeta bons negócios para o três dias da feira. “Estamos buscando um novo posicionamento e entendendo como eles enxergam isso”, comenta o gerente comercial da marca Diadora, Luiz Gustavo Rosa. Já a Mormaii projeta bater o recorde de todas as feiras. “A meta é pra ser batida. Nós, enquanto indústria, estamos melhorando o negócio, o preço, o nosso comercial, o atendimento. Estamos trazendo 12 novos modelos e apesar das dificuldades financeiras, logo do primeiro dia alguns clientes já estão retomando conosco”, ressalta o gerente comercial da marca, Adriano Vieira.

Mercado

Entender a atual demanda do mercado e pensar em estratégias para o cliente. Este é o foco da Bem Amada (Novo Hamburgo/RS) no SICC. “Viemos para cá com a ideia de reproduzir a loja, com um estande iluminado e colorido. Estamos observando o novo posicionamento de mercado”, comenta a diretora, Angela dos Passos.

Lojistas marcam presença

A lojista Fernanda Schaffer, da Fe Fitas (Santa Teresa/ES), alinhou negócios na sua estreia no evento. “Gostei muito de ter vindo na feira, é a primeira vez que visito o SICC e fiquei impressionada. Fiz muitos negócios e fiz muitos investimentos. Realmente adorei as oportunidades que aqui foram oferecidas e quero voltar novamente para a Zero Grau, em novembro. No Espírito Santo o inverno está começando e é nosso momento de pensar o verão 2020, estou amando as apostas.”

Quem veio por curiosidade e para acompanhar a amiga foi a visitante Juliana Rocha, da mesma cidade. “Vim do Espírito Santo acompanhar minha amiga e auxiliá-la nas escolhas e foi muito difícil decidir, conhecemos várias marcas diferentes, coisas inéditas mesmo. Muitos modelos lindos e possibilidades ótimas.”

O lojista Felipe Barreto Chagas Novais, com 15 lojas espalhadas por Pernambuco e pela Bahia, está na feira para ver novidades e levar produtos para seduzir os seus clientes. “O ano está muito difícil, o Dia das Mães mostrou uma pequena recuperação. Mas os meses de março e abril foram bem amargos”, analisa Novais.

Mais sobre o 28º SICC

Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos – promotora do SICC –, estima que até quarta-feira, último dia de SICC, mais de 40% dos expositores já garantam participação para o próximo ano. Solicitações de mais área xpositiva e pedidos para estar na Estação 3 também são situações a serem administradas.

Para Pletsch, há importantes ingredientes para incrementar o varejo, dentre eles, o principal se resume na atualização dos lojistas. “Acho que todo o lojista, se não começar a se atualizar, mudar e cuidar de vitrine, cada vez mais vai ficar complicado, assim como os fabricantes, que se começarem a só tirar e cortar comissão, começar a cortar uma série de coisas do representante, eles tem que exigir do profissional promoção de venda, pagar mais, pra dar maior oportunidade do lojista vender.”

A Estação Três é um espaço que reúne várias grifes no SICC. Com a temática Nova Iorque, o local proporciona ao visitante experiências sensoriais e lúdicas. “O tema deste ano mostra toda a modernidade desta cidade inspiradora”, pontua Pletsch. No ano passado a inspiração foi as ruas de Londres. Já a temática da edição próximo ano deverá ser conhecida amanhã, no último dia da 28ª edição do salão.

ConecTech agrega informação de mercado

Com a palestra Varejo+ 2020_I, o designer e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues abriu a programação do ConecTech no 28º SICC.

Walter trouxe exemplificações a partir da ideia da pirâmide: 10% dos novos direcionamentos para o mercado varejista consistem no DNA, contexto mundial, pesquisa e novas tecnologias. “A inovação com propósito gera valor”, disse. Para os outros 30% é preciso olhar para o ranking, para as passarelas, vitrines, novos mercados e variação de produto. Por fim, 60% deste processo também precisa ser pensando sob o espectro do ranking, das tendências macro e remanescentes, simplificação, rapidez de produção, hit da estação. “Know-how gera preço competitivo. Moda é matemática, é um esquema de pensamento: ter, vender, comprar de novo”, complementa Walter, observando que estamos vivendo em um momento disruptivo, em que tudo que estávamos acostumados está se transformando. “A rua, mais do que nunca, é o ponto de referência para entendermos o desejo de consumo”, explica.

O ConecTech recebeu, ainda, Alexandre Herchcovitch, head de estilo da Vulcabras Azaleia (Parobé/RS), e Fanny Littmann, consultora de moda, com a palestra “Novos caminhos da moda e colaboração entre empresas”. “Os seis pilares do sucesso em vendas” foi o tema do escritor Rodrigo Ribeiro. Dayana Wasen discutiu estratégias de compras voltadas ao resultado. Luis Marinho apresenta Blu Pagamentos e fechando este primeiro dia de palestras, Vanderlei Kichel buscou responder a pergunta “como acelerar o giro de estoque das suas lojas?”.

Nas vitrines do verão 2020

O 28º SICC é uma vitrine para a temporada quente de 2020, que está repleta de tendências que vão aquecer as vendas e movimentar as esteiras das indústrias brasileiras. Uma delas e que chega com força aos pés das mulheres é o esportivo/confortável, que apresenta diversos modelos de sneakers desenvolvidos em materiais que chamam a atenção pela leveza, tecnologia e beleza. Solados macios e confortáveis estão entre as características desses calçados.

As flatforms entram em cena para deixar o verão ainda mais divertido. Solados com estruturas mais altas assumem papel de destaque em coleções leves e coloridas.
Entre os modelos mais desejados da temporada quente estão os escarpins. Clássicos, eles reafirmam sua importância nas coleções. Saltos altos são comuns neste momento, assim como decorações, que abusam, inclusive de artes, lembrando intervenções.

Já o público masculino chega ao verão com lançamentos incríveis, incluindo sneakers e flip flops, que deixam o guarda-roupa mais leve e divertido. Uma cartela de cores muito bem alinhada entra em cena para garantir uma temporada quente fantástica.

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