Entusiasmo toma conta dos corredores e estandes do SICC

21.05.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Público qualificado lotou os corredores da mostra calçadista, que segue até quarta-feira (22)
O tom otimista marcou a coletiva de imprensa de boas vindas do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), no início da tarde de ontem (20), no Serra Park, em Gramado/RS, onde ocorre a mostra. A abertura oficial será hoje, às 9h, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, destacou que, apesar do momento turbulento do País, há projeção de retomada dos negócios a partir deste SICC, comentando que são mais de 30 mil m de feira. “Foi uma das maiores feiras que nós fizemos. Aqui dentro você vê o quanto mais de lojistas nós trouxemos”. Na ocasião, Pletsch ressaltou que a projeção da retomada também se dá pelo diagnóstico inicial do primeiro dia da feira, na liberação dos crachás. Houve uma imensa fila já no hall de entrada do Serra Park.

Nesta edição, foi feito um grande esforço para atrair lojistas e importadores. Mais de 6,5 diárias foram distribuídas em 77 hotéis de Gramado e Canela/RS. Mais de 200 importadores de 50 países foram confirmados. E segundo a diretora de relacionamento da Merkator, Roberta Pletsch, 33 novas empresas participam do SICC.

Retomada

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Caetano Bianco Neto, acredita que o setor está otimista diante da perspectiva de recuperação da economia. “Nós ainda temos um diferencial, que é fazer parte de um setor que nasce a cada seis meses com novas coleções e novas inspirações. Isso nos tornou fortes”, ressalta.

Para ele, o investimento em inovação e tecnologia, com produtos diferenciados, ganha força no segmento. Segundo o presidente, isso pode garantir que a roda da economia volte a girar.

Otimismo entre lideranças do RS

Não são apenas os empresários que têm boas expectativas quanto ao Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC). Lideranças políticas de cidades do Rio Grande do Sul também demonstraram otimismo com a edição deste ano da feira.

Em entrevistas ao vivo para a Rádio ABC 900, no estande do Grupo Sinos na feira, os prefeitos de Lindolfo Collor/RS, William Winck, e de Sapiranga/RS, Corinha Molling, levantaram a importância da mostra.

Winck lembra que Lindolfo Collor tem muitas empresas relacionadas ao setor. “As organizações instaladas na nossa cidade exportam para mais de 20 países e buscamos sempre incentivar este segmento”, explica. O gestor completa que, além do apoio às calçadistas, seu município continua trazendo outros empreendimentos.

Já a prefeita Corinha Molling frisa o trabalho que a sua administração faz junto às empresas, com o objetivo de fortalecer cada vez mais a economia da cidade. Cerca de 60% dos negócios de Sapiranga são oriundos do mercado de calçados. “Temos que ter um olhar atento e, por isso, buscamos orientar nossos empresários por meio de capacitações”, destaca.

Parceiros

A Merkator Feiras e Eventos realiza o SICC, junto com os sindicatos da indústria de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.