Fredão: É nossa obrigação oferecer uma feira cada vez melhor

20.05.2019 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Andre Feltes/Divulgação
Organizador do evento destaca que tem trabalhado pela qualificação da mostra calçadista
Promover uma feira calçadista com 36 mil metros quadrados, com quatro pavilhões lotados não é uma simples tarefa nos dias de hoje. Em síntese, este é o tamanho do desafio de montar a megaestrutura do 28º Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que começa a pulsar a partir de hoje, 20 de maio, no Serra Park Centro de Feiras e Eventos, em Gramado/RS. E fazer com que esta grandiosa mostra aconteça é tarefa do empresário gaúcho Frederico Pletsch, o Fredão, e de sua equipe. Diretor da Merkator Feiras e Eventos – empresa promotora do evento –, Pletsch fala da profissionalização e qualificação constante da feira. “Buscamos a excelência em tudo o que oferecemos. Como promotores nos exigimos muito. E, é nossa obrigação oferecer uma feira cada vez melhor.”

Agregar valor

No contexto da qualificação do SICC, Pletsch afirma que a ideia é agregar valor aos eventos promovidos pela Merkator. “Queremos sempre trazer algo diferente. Surpreender. E, para isso, nossa evolução tem sido constante”, argumenta o empresário, acrescentando que a ideia é sempre oferecer um evento completo. “Tudo é experiência e buscamos proporcionar uma experiência completa em termos de feira calçadista. Aqui é informação, é negócio, é relacionamento, é turismo”, pontua.

Encontro do setor

Pletsch sempre faz questão de afirmar que eventos como o SICC são: “o grande encontro do setor”. “Quem deixa de participar de uma feira, perde uma oportunidade única. Por toda a tecnologia que possa existir, nada substitui uma feira. Ela segue sendo o grande encontro do setor, onde todos os personagens que fazem parte desta área se encontram”, salienta.

Mantendo os padrões de estrutura da edição do ano passado, o 28º SICC chega com a perspectiva de crescimento. “Por mais que eu não fale sobre resultados, estimo que teremos crescimento na edição deste ano. Não estamos só no discurso de virada, estamos fazendo o possível para que ela efetivamente aconteça”, afirma Pletsch.

2020

Se por um lado o 28º SICC nem bem começou, por outro a Merkator já pensa na edição de 2020. “Agora o foco está na feira deste ano. Dado o tamanho de uma feira como o SICC, é impossível não projetar e já estar formulando o evento do próximo ano”, sustenta Pletsch, adiantando que já tem fechada a participação de uma das maiores fabricantes calçadistas do País como expositora do SICC 2020.

Foto: Dinarci Borges/Divulgação
Frederico Pletsch
Entrevista exclusiva com Frederico Pletsch

Como é a tarefa de promover uma feira do porte do SICC nos dias de hoje?
A cada edição buscamos aperfeiçoar o nosso trabalho de promoção da feira. Assim como o calçadista agrega valor ao seu calçado, a gente agrega valor aos nossos eventos. E essa agregação de valor é sempre trazer algo novo. Além de promovermos um ambiente pleno de negócios, também queremos envolver os nossos públicos com novidades.
É nossa obrigação oferecer uma feira cada vez melhor para os nossos públicos.

Os públicos das feiras se tornaram mais exigentes dado o nível de profissionalização e qualificação que eventos como SICC adquiriram?
Na verdade, nós como promotores temos nos exigido mais. Se fala tanto em virada, mas o que nós estamos fazendo para que esta virada aconteça? Acredito que nos exigir mais é uma forma de melhorar o serviço que prestamos. De fazer diferente do que todo mundo faz. Tudo evoluiu e a gente como feira calçadista precisa acompanhar esse movimento. Enfim, precisamos evoluir juntos. A questão é o que nós podemos oferecer de diferente?

O 28º SICC manteve a mesma estrutura de 2018?
Ao mesmo tempo em que algumas marcas deixaram de expor na feira, tivemos a entrada de outras empresas como expositores. Isso é um movimento natural.

Acredito que teremos um crescimento nesta edição, que deve ficar entre 1% e 2%.

A feira ainda é o grande encontro do setor?
Quem deixa de participar de uma feira, perde uma grande oportunidade. Sempre digo que a feira vai muito além dos negócios. Acredito que os negócios são uma consequência. A feira é uma oportunidade única de se relacionar, de encontrar quem movimenta o setor.

Alguns expositores têm solicitado estandes maiores ou até mesmo a realocação dos seus espaços dentro da feira. Como você tem lidado com estas demandas?
Isso é um trabalho constante que estamos fazendo. A cada edição buscamos readequar a estrutura e o espaço físico. A ideia é dar um equilíbrio para a feira. A nossa intenção é fazer com que a mostra seja visitada em sua totalidade. Não existe só a parte da frente e o corredor do meio. Sempre procuramos oxigenar o evento e atender às demandas na medida do possível e do que é viável a gente fazer. O objetivo é de que a mostra seja visitada em sua totalidade.

As principais marcas de calçados e acessórios do País estão no SICC?
Não temos todas, mas contamos com algumas das principais marcas. Temos um mix completo. Todos os polos do País estão representados. Inclusive, adianto que na feira de 2020 contaremos com a participação de uma das maiores empresas de calçados do Brasil, que chegará ao evento com todas as suas marcas. A ideia é tornar a mostra cada vez mais completa.

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