Painel discute moda e gestão de marca no Fashion Meeting Lançamentos

08.05.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Ruan Nascimento/GES-Especial
Atividade contou com a participação do estilista João Pimenta
O painel Moda e Gestão de Marca abriu na tarde desta quarta-feira, 8 de maio, a 4ª edição do Fashion Meeting Lançamentos. O evento, promoção da Revista Lançamentos, ocorre pela primeira vez no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo/RS.

A atividade reuniu o estilista João Pimenta; a diretora de ações estratégicas da H. Maria Joias, Fabiane Hoff e a coordenadora do Curso de Moda da Universidade Feevale, Joeline Lopes. A mediação foi da editora-chefe da Revista Lançamentos, Marcela Brown e do coordenador do Núcleo de Moda do Grupo Sinos, Nelson Batista Zimmer.

Por ser oriundo do interior de Minas Gerais, João Pimenta, que tem sua própria marca desde 2003, e a partir de 2005, passou a frequentar as passarelas de importantes desfiles, contou que no começo de sua trajetória profissional tinha insegurança ao lançar suas coleções. “Usei isso a meu favor. Utilizei essa insegurança para assumir o meu universo”, comentou.

Valorização da cultura brasileira

Ao falar de suas origens, o estilista sustentou a importância da valorização da cultura brasileira, em especial da cultura mineira. “Quando assumi quem eu era e a minha origem, as coisas se transformaram em mim. Minha primeira coleção foi levada a Paris, depois de apresentar aqui, e meu trabalho tinha muitas semelhanças com grandes grifes internacionais. A autoestima é muito importante para desenvolver este trabalho”, relatou.

Genderless

Hoje, Pimenta cria coleções que unem homens e mulheres, sem fazer distinções de gênero. “A gente faz as nossas definições. Nós definimos o nosso destino e cada um de nós faz a nossa história”, destacou.

Na avaliação de Joeline Lopes, a evolução da moda passa pelas questões de gênero. “A moda precisa evoluir e aos poucos vai derrubando estereótipos e conceitos de gênero”, comentou a coordenadora do Curso de Moda da Universidade Feevale, acrescentando que os estudantes de Moda necessitam identificar mais os seus processos criativos. “Eles precisam ser originais e ter melhor conhecimento ao criar os seus projetos.”

Handmade

Questionado sobre o trabalho escravo nas produções de grandes marcas de moda, João Pimenta falou do seu apreço pelo handmade. “Valorizo muito a manufatura das minhas roupas. A roupa precisa ser feita com boa energia, para nos sentirmos muito bem.”

Fabiane Hoff, da H. Maria Joias, também comentou sobre a valorização do trabalho feito à mão e da importância dele na produção de artigos com valor agregado. “Todo o nosso trabalho é feito à mão, com muito cuidado e dedicação. Tivemos muita dificuldade há alguns anos, mas agora conquistamos um bom posicionamento no mercado”, avaliou Fabiane.

Fashion Meeting Lançamentos

O evento seguiu com o pocket desfile Projeta-me, feito por alunos do Curso de Moda da Universidade Feevale e com palestra Moda Para Todos: Conectando Identidade e Estilo, com o stylist e apresentador do programa Esquadrão da Moda, Arlindo Grund.

O 4º Fashion Meeting Lançamentos é apresentado pela Universidade Feevale e pela H. Maria Joias; tem patrocínio de Francal, Magrass, Le Jolie Estéticas, Phinas e Rhoma Peles; conta com apoio de Killing, Camaleoa Indústria Têxtil e Estúdio Verônica Villar; realização do Grupo Sinos e promoção da Revista Lançamentos.

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