Coopershoes encerra atividades em Veranópolis

24.04.2019 - Redação Jornal Exclusivo

No dia 23 de abril, a Coopershoes (Picada Café/RS) fechou sua unidade fabril em Veranópolis/RS. No mesmo dia ocorreu uma coletiva para a imprensa local, onde estiveram presentes o prefeito Waldemar de Carli, secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Valduga Dal Pai, secretário de Finanças, Ricardo Ledur Gottardo e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e Calçado de Caxias do Sul e Região (Sindvest), Jandir Zaccaria.

O motivo alegado para o encerramento das atividades da empresa seria as dificuldade no mercado. A unidade era responsável pelas exportações da América Latina. Devido à crise política e econômica de diversos países, houve uma diminuição da demanda e consequentemente da produção.

O prefeito da cidade disse, na coletiva de imprensa, que a prioridade é a realocação de
empregos para cerca de 130 trabalhadores. Empresas do município, segundo a Prefeitura, já estão divulgando vagas em aberto. Carli garantiu, ainda, que “num futuro próximo haverá a instalação de duas novas empresas no setor metal mecânico, aumentando
a geração de empregos no município”.

A companhia

A Coopershoes, fundada em Picada Café/RS em 1998, produz calçados vulcanizados e cementados para marcas em todo o Brasil. Atende as marcas Converse, Asics, Timberland e Vans. Com o fechamento da unidade fabril de Veranópolis, a companhia conta com quatro unidades. Além da sede, continua presente nas cidades de Garibaldi/RS, Morada
Nova/CE e na Argentina. A empresa não informou o total de funcionários em suas operações, e nem a quantidade mensal de pares produzidos.

Veja abaixo o comunicado emitido pela direção da empresa:

"Estimados colaboradores e comunidade de Veranópolis,

Por meio desta carta informamos a todos os colaboradores e comunidade de Veranópolis a difícil decisão de encerrar as atividades produtivas da nossa filial, localizada nesta cidade.

Infelizmente esta decisão se tornou necessária em virtude da forte crise política e econômica que atinge a Venezuela e se espalhou pela grande maioria dos países da América do Sul, especialmente a Colômbia, Bolívia e a Argentina, onde estão sediados importantes clientes da nossa empresa, gerando uma queda drástica de pedidos de compras para esta unidade produtiva de Veranópolis.

E, assim como foi em 2008, quando iniciamos as nossas atividades com muita transparência, seriedade, de forma correta e honesta, agora, seguindo estes mesmos princípios queremos conduzir o encerramento das nossas atividades nesta cidade.

Agradecemos a toda a comunidade, parceiros e a administração municipal, mas especialmente, a todos os colaboradores e ex-colaboradores que fazem e fizeram parte desta história por todo o esforço e dedicação à nossa empresa, e asseguramos a todos o
cumprimento integral das suas verbas rescisórias previstas na legislação trabalhista brasileira.

Mais uma vez agradecemos o apoio e a dedicação de todos.

Atenciosamente,
Direção
COOPERSHOES."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.