Exportações de calçados caem em março

12.04.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Em março, as exportações de calçados caíram 7,7% em pares e 9,4% em receita no comparativo com o mesmo período do ano passado. A informação é extraída de um relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) elaborado em cima de dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
No mês passado, nove milhões de pares, que geraram US$ 83,9 milhões foram embarcados. Ainda que os resultados não sejam tão otimistas neste primeiro trimestre de 2019, o setor registrou desempenho positivo: 35 milhões de pares por US$ 267,1 milhões – altas de 14,9% em volume e 6,4% em receita – foram exportados.
De acordo com o presidente-executivo da Abicalçados Heitor Klein o resultado de março foi influenciado pela queda das vendas ao mercado argentino. Segundo a Abicalçados, no mês passado, a Argentina importou 50% menos em dólares e 34,9% menos em volume em relação a março de 2018, registrando a compra de 880 mil pares por US$ 10,96 milhões. “A retração no consumo doméstico, somada às medidas de contenção das importações impostas pelo FMI tem provocado a queda nas exportações para lá desde o segundo semestre do ano passado”, diz Klein. Além disso, as constantes oscilações do câmbio, que prejudicam a formação de preço, também influenciaram o revés do mês.

Principais destinos e origens

No trimestre, o principal destino dos embarques de calçados brasileiros foi os Estados Unidos. Para lá, foram embarcados 3,97 milhões de pares que geraram US$ 54,27 milhões, incrementos tanto em volume (41%) quanto em receita (43,9%) em relação ao mesmo período do ano passado. O segundo destino foi a Argentina. No período, o país importou 1,78 milhão de pares por US$ 22,23 milhões, quedas tanto em volume (-25,5%) quanto em receita (-43,2%) em relação ao trimestre de 2018. Já o terceiro destino do produto brasileiro no exterior foi a França, para onde foram enviados 2,87 milhões de pares que geraram US$ 16,28 milhões. Houve um incremento de 4,2% em pares e queda de 10,9% em receita. Os três principais exportadores de calçados do trimestre foram o Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. Partiram de cada cidade 7,95, 14,15 e 1,79 milhões de pares. Em comparação aos três primeiros meses do ano passado, o RS e CE tiveram incrementos tanto em volume e receita: 15,5% e 3,9%; 11,7% e 18,6%. Já SP teve incremento de 23,1% em pares e queda de 0,5% em receita no comparativo ao trimestre de 2018.

Importações

De janeiro a março entraram no Brasil 9 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 93,5 milhões, incremento de 3,5% em volume e queda de 7,4% em receita na relação com igual período do ano passado. As principais origens seguem sendo os países asiáticos. Em partes de calçados – cabedais, solas, saltos, palmilhas e outros – entraram no Brasil, no trimestre, o equivalente a US$ 9,36 milhões, 51,2% menos do que no mesmo período do ano passado. As principais origens foram China, Paraguai e Vietnã.

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