Artecola: assembleia de credores é adiada pela quarta vez

11.04.2019 - Redação Jornal Exclusivo

A Artecola Química (Campo Bom/RS) anunciou o adiamento da assembleia geral de credores nesta quinta-feira (11), que trata do processo de recuperação judicial da empresa. A suspensão de mais 20 dias foi aprovada por 84% dos presentes. Uma nova convocação ocorrerá no dia 2 de maio, em Novo Hamburgo/RS.

Esta é a quarta vez em que a assembleia é transferida. Em 4 de outubro de 2018, houve o
primeiro adiamento, com a posterior suspensão no dia 16. Em março deste ano, foi feita outra conferência, sendo adiada para esta quinta-feira (11), quando houve a quarta remarcação de data.

Em fevereiro do ano passado, a Justiça autorizou o pedido de recuperação judicial da Artecola Química, que ajuizou o pedido no mesmo mês. A dívida soma R$ 820 milhões, e contempla cerca de 1 mil credores das seis empresas do grupo.

Por meio de uma nota, a FXK Administração e Participações (Novo Hamburgo/RS), holding que controla a Artecola, comunicou que os credores realizaram considerações quanto ao plano de recuperação judicial apresentado em 19 de fevereiro de 2019. Na terça-feira (9 de abril), a empresa protocolou uma nova versão da proposta. Para avaliar os itens apresentados, os credores solicitaram nova prorrogação. A organização também confirma que continua operando normalmente.

Descapitalização

A companhia perdeu o seu valor de mercado com a MVC, empresa em que a Artecola era sócia da Marcopolo (Caxias do Sul/RS). Os problemas surgiram com contratos públicos para a construção de 208 creches em todo o país, quando paralisou obras argumentando falta de pagamento pelos governos.

Leia abaixo a nota oficial divulgada pela FXK Administração e Participações:

"Em comum acordo com ampla maioria dos presentes, a FXK Adm. e Participações e suas controladas informa que a Assembleia Geral de Credores do seu processo de Recuperação Judicial realizada nesta quarta-feira, 11 de abril de 2019, foi suspensa por mais 20 dias e será retomada em 02 de maio de 2019, às 10h, no mesmo local (Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS).

Após solicitações de credores com considerações ao Plano de Recuperação Judicial apresentado em 19 de fevereiro de 2019, a companhia realizou o protocolo de uma nova versão da proposta, no dia 9 de abril de 2019. Por esta razão, os credores financeiros
solicitaram a nova prorrogação, para avaliação mais aprofundada dos itens apresentados. A suspensão foi aprovada por 84,39% do total dos créditos presentes.

A empresa ressalta que tem investido nas melhores alternativas para chegar a uma proposta que atenda todas as partes envolvidas, inclusive disponibilizando imóveis para dação como forma de antecipar pagamentos.

A Artecola segue operando normalmente, atendendo com a qualidade e confiabilidade que marcaram seus 70 anos de atuação. Seguimos firmes e confiantes, trabalhando para a sustentabilidade e crescimento da companhia."

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.