Artecola: assembleia de credores é adiada

12.03.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Na segunda-feira, 11 de março, foi adiada a assembleia geral de credores do processo de recuperação judicial da Artecola Química (Campo Bom/RS). A suspensão de 30 dias solicitada por credores de instituições bancárias foi aprovada por 84% do total de presentes na assembleia. A próxima convocação ficou para 11 de abril, também em Novo Hamburgo/RS.

A Justiça autorizou em fevereiro de 2018 o pedido de recuperação judicial da Artecola Química. A empresa ajuizou o pedido ainda naquele mês. A dívida atinge R$ 820 milhões, contemplando cerca de 1 mil credores das seis empresas do grupo.

Por meio de nota, a FXK Administração e Participações (Novo Hamburgo/RS), holding que controla a Artecola, informa que o novo plano de recuperação judicial, apresentado em 19 de fevereiro, está alinhado às expectativas do credores e em equilíbrio com as possibilidades da empresa. No comunicado, a companhia destaca que segue operando normalmente.

Descapitalização

O grupo sofreu descapitalização com a MVC, empresa na qual a Artecola era sócia da Marcopolo (Caxias do Sul/RS). Enfrentou problemas no cumprimento de contratos públicos para construção de 208 creches. Paralisou obras e argumentou falta de pagamento por parte dos governos.

Confira a nota oficial divulgada pela FXK Administração e Participações:

“A FXK Adm. e Participações e suas controladas, incluindo a Artecola Química, informa que a Assembleia Geral de Credores do seu processo de Recuperação Judicial realizada nesta terça-feira, 12 de março de 2019, foi suspensa por 30 dias por solicitação de parte dos credores, e será retomada em 11 de abril de 2019, no mesmo local, o Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo (RS).

O prazo foi solicitado especialmente por credores de instituições bancárias, que necessitam de um período um pouco maior para tramitações e aprovações internas. A nova suspensão da assembleia – bastante comum em processos desta expressão – foi aprovada por 84% do total de créditos presentes.

A FXK Adm. e Participações ressalta que o novo plano, apresentado em 19 de fevereiro, está bem alinhado às expectativas dos credores e em equilíbrio com as possibilidades da empresa, que se mantém sólida em sua atuação no mercado, lançando inovações, atendendo clientes com excelência, gerando empregos e renda.

A Artecola segue operando normalmente, com a qualidade que marca seus 70 anos de atuação. Confiamos em um desfecho próximo desta etapa para seguir no processo de retomada do crescimento.”

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.