FCC anuncia sucessão em sua área executiva

11.02.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Diego Soares/Divulgação
Após quase oito anos como CEO da FCC, Carlos Bremer (esquerda) inicia a transição da função para Marcelo Reichert
A FCC (Campo Bom/RS), empresa reconhecida por utilizar a ciência dos materiais para diversos setores, entre eles, o calçadista, anuncia sucessão em sua área executiva. Após quase oito anos como CEO, Carlos Bremer inicia a transição da função para Marcelo Reichert, que é filho do fundador Valentino Reichert e assumirá o cargo no dia 25 de março, data do aniversário de 50 anos da corporação.

Durante mais de 22 anos de FCC, Carlos Bremer atuou em diversas áreas da empresa e, em 2005, assumiu a diretoria administrativa e financeira, sendo escolhido como CEO em 2011. Nesta trajetória, Bremer teve um papel crucial para que a FCC chegasse ao patamar atual, aprimorando processos e desenvolvendo pessoas, dentre elas, o próprio Marcelo Reichert. No ano de 2018, Bremer destaca que a empresa teve um crescimento de 10%, com receita líquida de R$ 265 milhões. De 2015 a 2018, a robusta geração de caixa de mais de R$70 milhões trouxe a relação dívida líquida / EBITDA de 1,24 para 0,33, solidificando a gestão financeira para que a empresa invista com segurança em seus projetos daqui em diante.

Durante a gestão de Bremer, de 2015 a 2018, os investimentos em pesquisa cresceram 30%. Para o mercado de calçados, investimentos em novas tecnologias fizeram com que a FCC se tornasse líder destacada nas aplicações de poliuretanos termoplásticos. A companhia ampliou sua liderança em vários segmentos e aumentou a presença no exterior, com destaque para a expansão geográfica na América Latina, com vendas para 15 países na região. Entre as iniciativas de internacionalização, está o início da operação local no México.

Marcelo, por sua vez, em 10 anos na FCC tornou-se um dos líderes no desenvolvimento de novos negócios para colocar a empresa em uma posição de liderança nos mercados em que atua. Desde 2014, ocupou o cargo de Diretor de Negócios responsável pelo mercado de construção civil, automotivo, utilidades industriais, higiene e saúde, óleo e gás e moveleiro. Antes de ingressar no grupo, Marcelo trabalhou nas consultorias estratégicas McKinsey e Bain, e nos bancos UBS e Deutsche Bank. Marcelo é formado em Administração pela Wharton School of Business, em Relações Internacionais pela University of Pennsylvania e tem um mestrado em Administração pela Harvard Business School.

Sistema de Governança Corporativa

Em conjunto ao planejamento sucessório, há mais de cinco anos, a FCC implantou um Sistema de Governança Corporativa com base nas melhores práticas recomendadas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Assim, a empresa possui um Conselho de Administração composto por cinco membros, sendo dois acionistas e três conselheiros independentes. Um dos conselheiros independentes é o presidente do Conselho de Administração, prática mundialmente recomendada quando o presidente-executivo for um acionista e membro da família empresária, o que acontecerá quando Marcelo Reichert assumir.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.