Um obstinado pela excelência na sapataria

18.01.2019 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Ricardo Cardoso/Divulgação
Designer Vinícius Dapper é CEO de companhia, que projeta faturamento de R$ 35 milhões neste ano
Vinícius Dapper, formado em 2003 no curso Técnico em Calçados, do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, na época Centro Tecnológico do Calçado, é hoje o CEO da NVH Studios. Companhia esta que projeta investir neste ano R$ 12 milhões em suas três marcas (Vinícius Dapper, Zeferino e Twins for Peace), com projeção de faturar R$ 35 milhões. “Quero ser a principal referência de sapataria no Brasil”, pontua o designer.

Em 2001, aos 17 anos, alguns meses após ingressar no curso Técnico em Calçados do Senai, em Novo Hamburgo/RS, Dapper começou a trabalhar como modelista na Dilly (hoje Grupo Dass), produzindo tênis para Nike, Puma e Fila. Depois foi para a Alpargatas. Ele também acumula passagens pela grife Cole Haan e pelas etiquetas esportivas Kappa, Umbro e Tooper. Foram 12 anos de experiência até lançar a marca Vinicius Dap-per, com sapatos feitos à mão e sob medida. “O curso do Senai foi fundamental como base técnica para o meu trabalho como modelista em todas as empresas e marcas pelas quais passei. Além disso, a formação também contribuiu para me dar uma ótima sustentação na hora de empreender. O trabalho de conclusão, em 2003, teve como mote montar uma empresa de calçados, considerando áreas importantes do empreendimento, tais como desenvolvimento, produção e administração”, comenta.

Marca homônima

Dapper criou a marca que leva seu nome em 2012. Começou atendendo clientes em casa, fazendo sapatos sob medida e vendas on-line. “Tinha muita vontade de fazer uma sapataria de maior valor agregado”, conta. Em 2015, quando procurava um ponto para abrir sua primeira loja física, ele soube que a marca de calçados femininos Zeferino ia ser descontinuada e viu nisso uma grande oportunidade de negócio. Nesta época, coincidiu que um cliente seu, o empresário ganês-americano Nana Baffour, sinalizava interesse em fazer uma parceria com ele. Resultado: os dois compraram a Zeferino, impulsionaram a marca Vinícius Dapper e também adquiriram 75% da grife francesa de sneakers Twins for Peace, brand que tem Maxime Mussard, herdeiro da Hermès, como designer.

Foto: Divulgação.
Divulgação
Um dos modelos de calçados desenvolvidos e produzidos por Vinícius Dapper

Direção profissional

Foto: Ricardo Cardoso/Divulgação
Vinícius Dapper
O designer conta que o curso técnico do Senai teve um importante papel no direcionamento de sua carreira profissional. “O curso me possibilitou alinhar paixão e aprendizado. Desde a infância sempre fui apaixonado por desenho e calçados, especialmente tênis de basquete. E, durante a minha formação no Senai consegui aperfeiçoar o desenho de calçados me tornando um modelista, com uma importante bagagem adquirida ao longo dos meus estudos na instituição”, explica Dapper, que veio de Santo Antônio da Patrulha/RS, sua cidade natal, para Novo Hamburgo/RS, cursar o Técnico em Calçados.

Dapper destaca que tanto a formação no Senai quanto sua experiência em empresas como a Alpargatas e a Dilly contribuíram de forma substancial para a carreira profissional. “Tudo isso me deu uma excelente base técnica para a condução da minha trajetória profissional, bem como para o andamento dos meus negócios”, sustenta.
O Técnico em Calçados também serviu para Dapper ampliar os horizontes, especialmente na visão de integrar todo processo – de criação até a venda. “Temos que trazer essa cultura e paixão pelo sapato premium não só para o consumidor, mas também para quem está dentro da empresa e até da cadeia de fornecedores. Quem consome e quem faz. Seja um business de moda ou qualquer outra área, a empresa é um organismo vivo e os setores precisam conversar para progredir”, completa Dapper.

De olho na essência e na originalidade

As marcas Vinícius Dapper, Zeferino e Twins for Peace pertencem agora à holding que Dapper e Baffour fundaram, a NVH Studios, onde eles respondem pelos cargos de CEO e Chairman, respectivamente. Os planos da dupla para 2019 já estão traçados: para chegar a um faturamento de R$ 35 milhões, eles pretendem fazer investimentos da ordem de R$ 12 milhões, em um trabalho diferente para cada grife, pensando em suas essências e autenticidades. O projeto principal para o CEO Vinícius Dapper neste ano é a internacionalização da marca. Para isso, está no planejamento estratégico da companhia a instalação de uma loja no modelo de pop up store, na região dos Hamptons, balneário do jet set norte-americano, em julho deste ano.

Sobre a série

Referência na formação de mão de obra qualificada, o Instituto Senai de Tecnologia em Calçados e Logística é o tema da série Calçado & Carreira – Um mercado que continua fazendo histórias de sucesso. Em sua terceira edição, o projeto capitaneado pelo Jornal Exclusivo e Orisol do Brasil, apresenta quatro reportagens, que valorizam a trajetória de ex-alunos do curso Técnico em Calçados, oferecido pela instituição. São cases inspiradores de profissionais que fazem a diferença nos mercados nacional e internacional.

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