Reformulação do Origem Sustentável é apresentada no Inspiramais

16.01.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Otimização da certificação foi detalhada durante o Salão
A certificação de sustentabilidade da cadeia coureiro-calçadista nacional, Origem Sustentável, foi reformulada. Iniciativa conjunta da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Instituto By Brasil (IBB), o objetivo é otimizar os processos de avaliação, com critérios e princípios reavaliados. A apresentação ocorreu na terça-feira, 15 de janeiro, durante o Inspiramais 2020_I – Salão de Design e Inovação de Materiais, em São Paulo/SP.

A apresentação do reposicionamento ficou a cargo do consultor Álvaro Flores, que participou da reformulação. Segundo ele, a iniciativa levou em consideração mudanças nos conceitos de sustentabilidade desde 2013, quando foi lançada a certificação. Entre as diretrizes levadas em consideração para o processo, estão o Pacto Global de ONU e a revisão das normas ambientais e de segurança ocupacional. “A partir de agora, o Origem Sustentável passa a ter dimensões econômicas, ambientais, sociais e culturais, que deverão ser integradas por meio da Gestão de Sustentabilidade”, explicou. Outra mudança é que, a partir da reformulação, somente empresas que atinjam 50% dos indicadores poderão ser certificadas, na categoria inicial, a Bronze. A partir daí, conforme os ajustes nos processos forem sendo realizados de acordo com os conceitos de sustentabilidade, as empresas podem almejar as categorias Prata (75% dos indicadores), Ouro (90%) e Diamante (100%).

Calçadista Bibi recebe certificação Diamante

A primeira indústria de calçados a receber a certificação integral foi a Bibi (Parobé/RS). Representada pelo presidente Marlim Kohlrausch, a empresa recebeu o certificado na modalidade Diamante. “O mundo está mudando e o consumidor busca, cada vez mais, empresas responsáveis ambiental e socialmente”, destacou o empresário.

Acordo de cooperação

Na oportunidade, também foi assinado um acordo técnico de cooperação entre a Bibi, Arezzo&Co (Campo Bom/RS), Piccadilly Company (Igrejinha/RS), Abicalçados e Assintecal, com o objetivo de estimular a adoção do certificado por mais indústrias da cadeia, do fornecimento até o produto acabado.

O programa Origem Sustentável

Atualmente são 143 empresas no programa, sendo 17 de calçados e 126 fabricantes de insumos e componentes para o calçado. As auditorias para acreditação são realizadas pelas ABNT e SGS. Mais informações no site

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.

Seu email foi cadastrado com sucesso.