Couromoda será de retomada para o setor, projeta Abicalçados

11.01.2019 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Mostra deve receber mais de 30 mil compradores profissionais
A 46ª edição da Couromoda, que ocorre a partir desta segunda-feira, 14 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, será de retomada para o setor calçadista nacional. Essa é a expectativa da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que promoverá projetos de promoção comercial e de imagem na mostra calçadista de lançamentos para a temporada outono-inverno. A feira, que segue até 17 de janeiro, conta com mais de duas mil marcas de calçados, bolsas e acessórios e deve receber mais de 30 mil compradores profissionais, sendo em torno de dois mil deles estrangeiros, especialmente de mercados da América Latina.

O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Klein, destaca que a feira calçadista deve marcar um período de retomada para o setor calçadista, que viu sua produção cair mais de 2% ao longo de 2018. “Já tivemos alguns indicativos mais positivos nos meses finais do ano passado, tanto no mercado interno como externo, então a nossa expectativa é confirmar essa recuperação”, projeta o executivo, para quem a economia deve viver um novo ciclo de prosperidade nos próximos anos.

Para o diretor da Couromoda, Jefferson Santos, a expectativa para a mostra é bastante positiva, motivada pelo novo contexto econômico e político. “As vendas de Natal foram as melhores desde 2014 e isso faz com que lojistas precisem repor estoques e apresentar novidades aos clientes”, aponta.

Abicalçados na feira

Visando o estreitamento da relação com os seus parceiros, tanto empresários como imprensa, e o fomento de negócios, a Abicalçados estará presente na mostra calçadista. Localizada em estande na entrada principal da mostra, entidade promove projetos de promoção comercial e de imagem.

Promovido em parceria com o escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) de Moscou, o Projeto Comprador Vip traz para a mostra paulista compradores dos grupos ICR Trade, que possui 100 estabelecimentos na Geórgia, e do Intertop, com 20 lojas no Cazaquistão. “Ambos os grupos não possuem grande mix de produtos brasileiros e trabalham com calçados de alto valor agregado”, explica a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, acrescentando que juntas, no ano passado, as empresas importaram mais de US$ 20 milhões em calçados, a maior parte deles da Ásia e Europa. “São compradores de grande potencial”, enfatiza.

Já o Projeto Imagem, realizado por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil, trará cinco jornalistas de relevantes veículos segmentados de alguns dos principais mercados do mundo: Edizioni AF e Moda Pelle (Itália), Globalfashion (Espanha), Serma (Argentina) e Style America (Colômbia). A Assistente de Projetos da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que o intuito do projeto é realizar uma imersão dos comunicadores no mundo do calçado verde-amarelo. “A contrapartida é que divulguem os produtos em seus respectivos mercados”, comenta.

Coletiva

Como de praxe, a Abicalçados realizará a primeira coletiva de imprensa do ano na Couromoda. O encontro com jornalistas acontecerá no estande da Administração da feira a partir das 11h30min do segundo dia da mostra (15/01). Realizando um balanço do setor em 2018 e também traçando expectativa para o ano que começa, estão confirmados: Rosnei Alfredo da Silva (Presidente do Conselho Deliberativo da Abicalçados), Heitor Klein (Presidente-executivo da Abicalçados), Marcone Tavares (Presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Calçados e Artefatos – Ablac), Bruno Constantino (Vice-presidente da Ablac) e o diretor da Couromoda Jefferson Santos.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.