Estudo mostra mais de 290 startups no varejo brasileiro

19.12.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Fotolia.com
Levantamento demonstra que setor tem apostado na inovação para alavancar crescimento
No Brasil, existem atualmente 293 startups com soluções para o varejo, divididas em 13 categorias, sendo que 14,4% delas estão na categoria de Sistema de Gestão de Lojas e Estoque, seguido por Fintechs no Varejo - que representam 13,7% - e Marketing e CRM (12,4%), logo depois aparecem as soluções de Fidelização, Recomendação e Cashback, com 12%.

Os números são do Liga Insights Retail - maior estudo já feito no Brasil sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures – aceleradora corporativa especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas - que analisou um banco de dados com mais de 11 mil startups no País. O levantamento ainda contou com mais de 40 entrevistas de especialistas de grandes empresas.

Físico x on-line

Pesquisas mostram que 74% dos consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas, porém 9 em cada dez clientes pesquisam virtualmente antes de ir ao ponto de venda. “O comportamento do consumidor vem mudando consideravelmente na última década e está seguindo os passos da revolução digital. Mas, mesmo com a tendência on-line, o varejo tradicional ainda é muito forte e não deve morrer. Ainda assim, a necessidade de inovação se faz necessária e, como em diversos setores, o varejo também precisa se adequar às novas necessidades dos consumidores”, afirma Raphael Augusto, startups hunter da Liga Ventures e responsável pelo Liga Insights.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.