É hora de pensar no solado

26.11.2018 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
ISI SIM preparou os porta moldes e blocos de material que estão sendo utilizados para a confecção das matrizes de solado
O projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 chega à sua quarta fase. As etapas de desenvolvimento de matrizes e injeção de solados estão sendo realizadas pelo Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (ISI SIM) e pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros (ISI Polímeros), respectivamente. Estes processos se destinam ao desenvolvimento e produção das solas para as três versões de um calçado anabela – criado por uma aluna do Curso Técnico em Design de Calçados do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística (IST Calçado e Logística) – que será produzido em fevereiro de 2019, durante a Fimec – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes.

Com o protótipo do calçado em mãos, o ISI SIM aliou o conhecimento técnico dos seus profissionais à sua moderna estrutura. A matrizaria de solado normalmente é uma das atividades mais complexas do desenvolvimento de produtos, demandando atenção redobrada para que tudo fique conforme o planejado.

O instituto preparou os porta-moldes e blocos de material que estão sendo utilizados para a confecção das matrizes. Desenvolveu o projeto técnico e confecção da matriz para injeção do solado na numeração original e agora trabalha nas numerações de 34 a 39.

“Após o modelamento do molde, ele é impresso em impressora 3D. Neste momento, verificamos se o formato e cavidades da peça estão adequados ao processo de injeção. O projeto, então, avança em um software de usinagem CAM (manufatura assistida por computador) e, depois, para a máquina CNC, que faz a usinagem”, explica o pesquisador de Serviços Técnicos e Tecnológicos do ISI SIM, Luiz Henrique Vicente.

Nesta fase, o ISI SIM integrou docentes e alunos de seus cursos técnicos. Foi utilizada uma impressora 3D de materiais metálicos – um dos poucos equipamentos deste porte disponíveis na América Latina. O instituto também empregou uma máquina CNC para diversos tipos de materiais, de poliméricos a metálicos. A instituição disponibiliza sua estrutura para atender diferentes demandas e as indústrias do setor calçadista podem desenvolver trabalhos com esta unidade do SENAI.

Foto: Senai-RS/Divulgação
Equipe do ISI Polímeros fez a seleção da matéria-prima e a injeção dos solados
Injeção de sola

Os materiais a serem utilizados no solado influenciam diretamente no projeto das matrizes. Daí a importância do trabalho em conjunto entre o ISI SIM e o ISI Polímeros. “O ISI Polímeros atua nas diversas demandas tecnológicas relacionadas a polímeros, com pesquisa, desenvolvimento e inovação envolvendo elastômeros, plásticos, compósitos, tintas e adesivos, entre outros materiais”, acrescenta a gerente de Operações do ISI Polímeros, Viviane Lovison.

No projeto FIMEC, ficou a cargo do ISI Polímeros a seleção da matéria-prima e a injeção dos solados que serão utilizados durante a feira para a confecção dos calçados. Com base no modelo 3D e definição do material, foi elaborado o projeto do molde com auxílio do software de simulação de injeção (Cad-Mold), que permite avaliações, como localização do melhor ponto para injeção e identificação de problemas de preenchimento de cavidade. “A utilização desse software permite reduzir custo e tempo de produção e de testes do molde para injeção de termoplásticos”, frisa o analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do ISI Polímeros, Vinícius Oliveira. Conforme o profissional, foram escolhidos os elastômeros termoplásticos estirênicos para compor as solas em função de disponibilidade, facilidade no processo e possibilidade de processamento em equipamentos convencionais. Entre as tecnologias utilizadas pelo ISI Polímeros estão a simulação do processo de injeção com o software CadMold e equipamentos de processamento de termoplásticos. Esta estrutura também está disponível ao mercado.

Calçado produzido na feira

Alunos do curso Aprendizagem Industrial do IST Calçado e Logística farão a montagem e acabamento do calçado em uma das cinco esteiras da Fábrica Conceito - com a fabricação de calçados em tempo real. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefato (IBTeC), Coelho Assessoria Empresarial e Fenac, funciona como uma verdadeira indústria.

Iniciativa aproxima a tradição da vanguarda

Um dos parceiros do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019 é a Isa Tecnologia (Novo Hamburgo/RS). “O Senai-RS é a instituição de ensino mais presente no setor calçadista. E este projeto aproxima a tradição da vanguarda, mostrando para os jovens a importância da profissionalização para um segmento que tende a expandir, intensificado pela base forte do conhecimento e da experiência e impulsionado pela criatividade e pela inovação”, destaca a gerente de negócios da Isa Tecnologia, Juli Crasnhak.

A série

Composta por cinco reportagens, a série Indústria em Evolução demonstra o processo de desenvolvimento de um calçado. A quarta matéria produzida, publicada nesta página, detalha o Desenvolvimento de Matrizes de Solado e a Injeção de Solados do calçado que está sendo desenvolvido a partir do projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019.

A série Indústria em Evolução ilustra o projeto Participação do Senai-RS na Fábrica Conceito da Fimec 2019, desenvolvido pelas unidades Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio ambiente, Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros e Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Estas instituições atuam na pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, consultorias tecnológicas, serviços laboratoriais e atividades educacionais (cursos aberto e treinamentos in company) nas suas diversas áreas de atuação. Contam com equipe técnica multidisciplinar altamente especializada, infraestrutura laboratorial completa, equipamentos modernos e possibilidades de fomento ao desenvolvimento de projetos inovadores.
Com o apoio da Fenac e Fimec, e patrocínio da Isa Tecnologia e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a série é uma ação do Senai na Fábrica Conceito.

SERVIÇO

Fimec
26 a 28 de fevereiro de 2019
Das 13h às 20h
Fenac - Novo Hamburgo/RS
www.fimec.com.br

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.