Experiência de consumo foi trend topic no Exclusivo Debates

21.11.2018 - Michel Pozzebon/ Redação Jornal Exclusivo

Foto: Michel Pozzebon/GES-Especial
“Moda, comportamento e experiência de consumo” foram os trending topics do Exclusivo Debates. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira, 21 de novembro, durante a 8ª Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios, em Gramado/RS, reuniu profissionais de diferentes áreas do setor calçadista. Participaram do encontro a diretora de relacionamento com o mercado da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch; o diretor da Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac) e CEO da Tracta.Co, Eduardo Smaniotto; o sócio-diretor da rede de lojas Calci, Nilton Colombo; e o diretor de produto e desenvolvimento da Usaflex, Eduardo Müller. A mediação foi da jornalista do Núcleo de Moda e Bussiness do Grupo Sinos Mary Silva.

Em relação à experiência de consumo, Eduardo Smaniotto, da Ablac e Tracta.Co, destaca que não houve redução no consumo de calçados neste ano. Para ele, o que acontece é uma mudança no perfil de consumo e no canal em que se consome. “Vem tendo aumento no consumo anual não só em unidades, mas no tíquete-médio também”, afirma. Smaniotto acrescenta que, em momentos de crise, o consumidor busca amparo em marcas. “Como ele tem menos recursos, não vai no consumo de impulso, busca marcas que tenham apelo de marca mais forte”, sustenta.

Smaniotto também comentou sobre as mudanças nos hábitos de consumo. “Muito se fala que o mercado está encolhendo, quando na verdade o que acontece é que o consumidor está mudando o hábito de consumo e a forma de consumir. Ele se informa mais. E, se quiser consumir, ele busca o consumo da forma que ele quiser e não como nós queremos que ele consuma”, relaciona o diretor da Ablac e CEO da Tracta.co.

Em se tratando de Black Friday, Smaniotto é bastante direto. “O Black Friday é uma dura realidade. Se fala muito dele como um grande evento. É um grande evento de receita, porém é um péssimo evento de resultado de margem.”

Consumidor ávido por novidades

Nilton Colombo, da rede de Lojas Calci, destaca que o consumidor está ávido por novidades. “Ele está muito ávido para consumir. Hoje, o cliente está muito mais empoderado de informação”, frisa. Colombo acredita que houve uma mudança de comportamento nos canais de compra. “Isso se deu muito pela experiência de compra e pelo perfil econômico. A sapataria multimarca sofreu um pouco, enquanto que outros canais tiveram benefício. Mais importante é estarmos em sintonia com o nosso consumidor e atender ele da melhor forma possível”, salienta.

Na visão do dirigente das Lojas Calci, a experiência de compra é determinante para o resultado final do negócio. “Acredito que quanto melhor for a experiência que ele tiver com a nossa loja, no ponto de venda, melhor vai ser o resultado e melhor vai um retorno a um volume de vendas maior”, completa Colombo.

Mercado otimista

Roberta Pletsch, da Merkator Feiras e Eventos, observa que o otimismo maior do mercado após as eleições deve refletir diretamente no consumo do brasileiro. “Com a definição política, todo mundo está mais otimista, seja o fabricante, o lojista ou o consumidor. Projeta-se um final de ano e começo de 2019 com vendas aquecidas. Isso tudo temos observado na Zero Grau”, comenta.

Eduardo Müller, da Usaflex, também nota um otimismo maior do mercado. “A gente vê o lojista mais otimista e optando mais por produtos diferenciados. Ano passado essa busca era por itens mais básicos”, constata. Müller destaca que o lojista está apostando mais em um consumo funcional. “Ele está valorizando não só atributos de design, mas também conforto e materiais diferenciados”, completa.

O Exclusivo Debates integrou a programação do Spot Fashion na Zero Grau. O painel foi uma realização do Grupo Sinos; com patrocínio da Tracta.Co; promoção do Jornal Exclusivo, da Revista Lançamentos e da Merkator Feiras e Eventos.

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