Minas Trend vai além na quebra de padrões

07.11.2018 - Mary Silva* / Jornal Exclusivo

Foto: Agência Fotosite
Evento integra diferentes públicos, com negócios, moda, música e gastronomia
Para entender a pegada do 23º Minas Trend, é necessário deixar de lado o conceito tradicional de feira de negócios e desconstruir também a ideia básica de fashion week. O que se viu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro no Expominas, em Belo Horizonte/MG, foi uma perfeita representação do papel da moda nas cenas econômica, cultural e histórica de um povo. Sob a direção criativa do estilista Ronaldo Fraga, esta edição derrubou a barreira entre os agentes da cadeia produtiva e o público final, trazendo à luz uma nova proposta de fomento ao setor.

Se hoje o consumidor se alimenta de informações instantâneas sobre as novas coleções de suas marcas favoritas, a semana de moda mineira o convida a encurtar o caminho até seus produtos-desejo. “A passarela tem que ir até o povo. Temos que promover o diverso, o encontro das diferenças. Enquanto o Brasil não fizer isso, vamos continuar na idade média. Essa é a proposta que eu espero que o Minas Trend leve para a frente”, disse Fraga, durante o desfile de abertura da mostra, no dia 28.

Ambientes especialmente pensados para atrair o cliente do varejo, como festival gastronômico e pop-up store exclusiva, foram apostas da promotora, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), para impulsionar a movimentação. Neste contexto, manifestações culturais, palestras, workshops e apresentações musicais deram o tom. “A integração da sociedade criou uma nova dinâmica, uma experimentação, ainda feita com uma menor intensidade. Porém, nas próximas edições, vamos aumentar”, explica o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.

O tema “Agora e Para Sempre” foi o fio condutor da mostra, que antecipou novidades para o outono-inverno 2019 em vestuário, calçados, bolsas e acessórios de alto valor agregado. A estimativa é de que 15 mil pessoas tenham circulado pelos corredores durante a semana.

****

Números

Com expectativa de movimentar R$ 200 milhões em negócios durante os quatro dias de programação, o salão de negócios reuniu coleções de 191 marcas, sendo 37 de calçados e bolsas. Com acesso permitido somente a empresários do ramo, o espaço recebeu cerca de 4 mil compradores. Além de lojistas de todo o Brasil, circularam pelo Expominas empresários de Israel, Qatar, Inglaterra, Itália, Alemanha, Argentina, Paraguai e Estados Unidos. Participam também jornalistas da Colômbia e Paraguai.

De acordo com Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, as transformações na construção do Minas Trend abrangem também sua administração. Com um plano de ajustes no orçamento, a promotora estabeleceu uma racionalização de custos e cortes de despesas, além de inserir novos patrocinadores. Desta forma, obteve-se uma redução de 50% no investimento, mantendo o padrão de qualidade. “A reinvenção trará muitas vantagens. Trouxemos um número maior de compradores e aumentamos os quesitos de qualificação desse grupo”, argumenta.

****

Oportunidade para expandir

Para Paulo Grings, acionista da Piccadilly Company (Igrejinha/RS), a visitação qualificada torna o Minas Trend uma boa oportunidade para abrir novos mercados. “É muito importante estar aqui, pois é uma parcela de consumo que pretendemos conquistar. É um cliente diferenciado, para o qual desenvolvemos linhas específicas, e já recebemos diversos feedbacks positivos”, comenta. Estreando no evento, a companhia lançou o preview de outono-inverno 2019 das marcas Piccadilly e So.Si. A primeira, com foco em informação de moda e alto apelo de conforto, destaca as principais tendências da estação. “Temos alguns elementos-chave, como croco, elastano e serpente, bem como o xadrez e animal prints. Nosso maior objetivo é sentir este mercado e direcionar os contatos a partir daqui”, pontua a coordenadora comercial da etiqueta, Renata Fattori. Já a So.Si, que completa três anos de atividade neste mês de novembro, vende um estilo de vida que valoriza a flexibilidade, leveza e design ultrafeminino. “Nossa participação nesta edição do Minas Trend é estratégica. O objetivo é ampliar nossa presença de mercado e inserir a marca nas sapatarias e butiques que têm identificação com nossa proposta”, afirma a responsável pela comunicação da brand, Gabriela Comerlato Kich.

Fashion Week

Um line-up com nomes de relevância na moda mineira compôs as duas noites de desfiles do 23º Minas Trend. De joias a lingerie, passando por produções para festas, a veia criativa dos profissionais colocou a passarela sob os holofotes da imprensa nacional e encantou a plateia. De forma geral, brilhos, bordados, aplicações de pedrarias e muitas texturas se mostram indispensáveis nas araras e vitrines. Fortes referências culturais dominaram as inspirações de alguns designers, como Victor Dzenk, que buscou em Portugal a direção de seu estilo, e o coletivo de Alagoas, com sua estética crua e inconfundivelmente refinada.

****

Sustentável

O reaproveitamento de materiais faz parte do DNA da Bléque, que fez sua estreia no Minas Trend com a coleção batizada de Ouro Branco. Na base, matérias-primas como peles de tilápia e pirarucu, gaze de seda e piñatex, constituído a partir de fibras de abacaxi. “Estamos há um ano no mercado e queremos expandir cada vez mais nossa presença. Sabemos que os produtos sustentáveis ainda não são para todos os bolsos, mas o consumidor está começando a ver que a qualidade e o propósito fazem diferença”, pontua a estilista e fundadora da empresa, Renata Negrão.

Para os próximos meses, o portfólio será reforçado com calçados e bolsas desenvolvidos com componente composto de fibras de banana. “Esta será nossa aposta para o verão 2020. Seremos pioneiros nesta aplicação, que tem tudo a ver com a temporada quente, pois se trata de uma trama mais aberta”, revela.

Opinião do lojista

“É muito bom ter consumidores circulando por aqui, porque este contato permite que eles entendam melhor como funciona o universo das tendências e do varejo.”

Deborah Maciel Costa – loja Pé de Mulher (Belo Horizonte/MG)

****

“Esta é minha primeira visita ao evento e me surpreendi positivamente. Vale muito a pena conhecer marcas diferenciadas e ampliar as possibilidades para atender novos perfis de público.”

Magda Loschiavo – loja Dois Passos (Belo Horizonte/MG)


* A jornalista Mary Silva viajou a Belo Horizonte a convite da FIEMG. A cobertura é apresentada por Piccadilly e So.Si.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.