Vulcabras Azaleia: lucro líquido cai 40% no terceiro trimestre

06.11.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Divulgação
Receita da companhia retraiu 6,3% no período
A greve dos caminhoneiros e o acirramento da competição no segmento esportivo seguem impactando nos resultados da Vulcabras Azaleia (Parobé/RS). No terceiro trimestre, a receita, de R$ 322,1 milhões, teve queda de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido retraiu 40,1%, com registro de R$ 39,5 milhões. O EBITDA, de R$ 54,9 milhões, recuou 34,7%, mas apresenta melhora sobre os registrados nos dois primeiros trimestres, indicando retomada do ritmo de rentabilidade. Já a margem bruta diminuiu 2,8 pontos percentuais (p.p), chegando a 36,6%.

No acumulado de nove meses, a receita de R$ 894,9 milhões é 5,6% menor que a do mesmo período de 2017. O lucro líquido, de R$ 106 milhões, refluiu 26,1%. O EBITDA, de R$ 148,9 milhões, recuou 34,1%, enquanto a margem bruta, de 35,2%, oscilou 3 p.p. para baixo.

O custo dos estoques ainda trouxe contaminação da paralisação de caminhoneiros do trimestre anterior. “Somado a isso, vieram o enfraquecimento do consumo e o acirramento da competição nos calçados esportivos”, comenta Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras Azaleia.

Argentina

A crise na Argentina, principal destino das exportações da companhia, foi outro fator que impactou o desempenho e a receita líquida como um todo, ainda que o mercado externo tenha menor peso que o interno sobre os números gerais.

Em contraponto, a receita de calçados femininos subiu 13,9%, como reflexo de uma reestruturação gradual, com medidasde respostasde médio e longo prazos.

Investimentos

“Diante dos desafios, decidimos sustentar a estratégia de crescimento e rentabilidade, considerando resultados futuros”, afirma Bartelle.

A empresa intensificou os investimentos em marketing e em atualização das fábricas. Em andamento, o plano de modernização do parque fabrilcontou com R$ 23,5 milhões no terceiro trimestre, num projeto quepretende maior produtividade e eficiência.

As fábricas estão prontas para receber a produção dos tênis da UnderArmour,uma das três maiores marcas esportivas do mundo,cujo licenciamento exclusivo, no Brasil, foi concluído em outubro. Além da comercialização, importação e distribuição de todos os produtosUnderArmour, a companhia também vai desenvolver e fabricar produtos da marca nopaís, adequados para o mercado local.

“Criamos uma equipe específica para a marca no nosso centro de desenvolvimento de produtos em Parobé-RS e programamos osprimeiroslotesde tênisUnderArmourfeitosem nossas fábricas no Nordeste para o primeiro trimestre de 2019”, cita o CEO.A divisão de vestuário tecnológico, expertise dagrife americana, também ficará sob responsabilidade da Vulcabras Azaleia.

A aquisição integra o projeto de expansão da companhia, trazendo para o portfólio uma marca premium e de tecnologia para altíssima performance, que não compete diretamente com Olympikus, reconhecida comosmartchoicepor entregar tecnologia a preços acessíveis.

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