Esse tal de futurismo

13.11.2018

De alguns anos pra cá, entre tantas novas profissões que emergiram no cenário pós-digital, uma vem ganhando, cada vez mais, força e notoriedade: a de futurista. Mas afinal de contas, o que é isso?

Futurismo é uma metodologia de exploração de futuros. Um conjunto de técnicas e ferramentas que auxilia indivíduos e organizações a desafiar suas suposições acerca do presente, explorar as mudanças do mundo e extrair insights de sinais do presente que possam indicar transformações. É uma disciplina cada vez mais relevante para a saúde das empresas e da sociedade. Por ser homônima ao movimento artístico italiano de 1924, muitos entusiastas da disciplina preferem chamá-la de Metodologias de Foresight ou Exploração de Futuros.

Em um curso recente promovido pela WTF! School com foco nessa disciplina, o futurista Jacques Barcia, fundador da Futuring.Today e membro da Associação de Futuristas Profissionais trouxe ferramentas e conceitos que nos fazem repensar as metodologias atuais de planejamento.

Antes de tudo, é importante entendermos que futurismo não é igual a futurologia. Não prevê futuro ou utiliza tom determinístico. Ao contrário, a grande pergunta que a disciplina faz é “e se?”. É como diz Yuval Harari, em Sapiens: “A história é o que chamamos de sistema caótico ‘nível dois’. [...] O caos nível um é o caos que não reage a previsões a seu respeito. O clima, por exemplo, é um sistema caótico nível um. [...] O caos nível dois é o caos que reage a previsões a seu respeito e, por isso, nunca pode ser previsto com precisão. Os mercados, por exemplo, são um sistema caótico nível dois.” Ou seja, a própria previsão desencadearia ações que influenciariam o presente de maneira a invalidá-la.

Além disso, o futurismo trabalha com futuros, assim mesmo, no plural. Afinal de contas, o futuro não existe. O que existe são inúmeras possibilidades de futuros distintos. Barcia falou sobre o empuxo de futuro, que seria como uma turbina de avião, que puxa o ar nos movendo para frente. Não somos nós que vamos em direção ao futuro, é ele que chega como presente.

O conceito possibilita muita reflexão, mas o importante para a prática da metodologia são as ferramentas. Catalogação de sinais fracos, matriz de inovação cruzada, jornada no futuro, worldbuilding, mapas de ações e prólogo são algumas das que me foram apresentadas no curso, mas muitas outras existem. E o que mais me chamou atenção foi o embasamento técnico e histórico que elas dão a qualquer insight, seja ele para planejamento ou para a inovação.

Ainda são poucos os futuristas no Brasil, mas a disciplina está cada vez mais difundida. Espero poder ver cada vez mais empresas do setor utilizando metodologias como essa para a construção do seu futuro desejável.

Roberta Ramos

Roberta Ramos é gestora de Projetos na Abicalçados, jornalista, empreendedora e entusiasta de futurismo. Contato: roberta@abicalcados.com.br.

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.