Minas Trend: um evento democrático e inovador

26.10.2018 - Bárbara Bengua / Jornal Exclusivo

Foto: Agência Fotosite
Semana de moda e salão de negócios mineiros se destacam no cenário nacional e atraem cada vez mais empresas da indústria fashion
O que vem a seguir? Esta questão, tão comumente levantada em todas as esferas da sociedade, também impacta diretamente o universo da moda. Em constante transformação, este mercado precisa estar sempre um passo à frente, para que possa atender aos consumidores ávidos por novidades. Por isso, de olho no futuro, a 23ª edição do Minas Trend marca um momento de reinvenção, além de propor um novo olhar para todo o setor. “Vamos pensar a semana de moda mineira daqui a 20 anos, como ela estará em 2030”, provoca Ronaldo Fraga, diretor criativo da mostra.

O tema escolhido para esta edição, “Agora e Para Sempre”, enfatiza esta nova fase. E, na avaliação de Fraga, a abordagem faz alusão à própria história da moda. “Esta é a indústria do efêmero, que, como nenhuma outra, consegue marcar época e ser inesquecível”, enfatiza. Promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o evento será realizado de 29 outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte/MG.

A convite da organização, o Exclusivo fará a cobertura da programação. O conteúdo é apresentado por Piccadilly e So.Si.

Desfile de abertura

Em total sintonia com o posicionamento do Minas Trend, o desfile de abertura também conta com mudanças estratégicas. Nesta edição, a passarela será o palco para novos criadores do Estado mineiro – a ideia é divulgar o trabalho de estilistas que serão destaque nas próximas décadas. “Não tenho dúvidas de que este grupo será a cereja do bolo desta edição”, complementa o diretor criativo, ressaltando que o novo deve ser sempre bem-vindo. Os mais de 20 jovens talentos que irão abrir a programação de desfiles também terão um espaço no salão de negócios. Com destaque no design autoral e identidade criativa, os estilistas irão expor suas coleções em um estande especialmente desenvolvido para evidenciar as características diferenciadas de cada um de seus produtos. Além disso, o projeto que viabiliza tal iniciativa oferece consultoria comercial e estratégica, que inclui orientações sobre vendas e exportações. A ação é da FIEMG, em parceria com o Senai-MG e Sebrae-MG.

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Line-up

28 de outubro | domingo

21h - Novos talentos, com direção criativa de Ronaldo Fraga
Anne Est Folle, Box 19, Camila Akemi, Candê, Diwo, Fe-Lis, Heleve, Jardin, Jessica Andrade, LED, Libertees, Lucas Magalhães, Meniax, Miêtta, Moda Moon, Nouveau Jour, NotEqual, Nuu Shoes,Tatiana Marques, Virgilio Couture, Virgínia Barros


29 de outubro | segunda-feira

21h - TRENDBIJOUX by Sindijoias

21h - ALAGOAS (desfile coletivo do Estado nordestino)
Acessórios: Ateliê Endy Mesquita, Ateliê Escola Criar, Caleidoscópio, Sandra Cavalcante, Carol Paz, Alana Tenório, Leila Monteiro e Estúdio Monteferro. Vestuário: Aquas Beachwear, Ateliê Nathalia Amaral, Manu Mortari e Maneka

21h - VICTORDZENK


30 de outubro | terça-feira

21h - PATRÍCIA MOTTA

21h - DENISE VALADARES

21h - CHRIS GONTIJO

21h - MANZAN

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Foco nos calçados

A cada edição, o Minas Trend atrai mais empresas que querem expor seus lançamentos no salão de negócios. E, na temporada de outono-inverno 2019, as duas marcas da Piccadilly Company (Igrejinha/RS) – Piccadilly e So.Si – decidiram apostar no evento pela primeira vez. Para a empresa, trata-se de uma oportunidade para colocar as brands na vitrine e atrair um público que ainda não é atendido pela calçadista. Conheça um pouco sobre cada uma das etiquetas que participarão da iniciativa.

So.Si: um desafio que deu mais do que certo

A mais recente marca da Piccadilly Company nasceu de um desafio proposto pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ideia, lançada em 2013, era promover o calçado nacional no exterior, destacando a capacidade verde-amarela de desenvolver produtos com design e inovação. “Para que houvesse uma disruptura e a gente conseguisse pensar algo realmente diferente, o projeto indicava que firmássemos uma parceria com algum escritório de design”, relembra a diretora de Desenvolvimento Ana Carolina Grings.

A escolha de se associar a uma empresa que não fosse da região (e nunca tivesse trabalhado com calçado) foi, na avaliação da criativa, fundamental. “Nós pensamos: se queremos algo diferente, vamos buscar parceiros que tenham uma visão totalmente nova.” E o resultado desta junção de mentes pensantes foi uma sapatilha ajustável que calça dois números. “O conceito é semelhante a dos chinelos injetados, que têm uma grade reduzida pela metade”, explica Ana Carolina. E, ao final, o que era para ser apenas uma linha dentro da marca Piccadilly, virou uma etiqueta própria, batizada de So.Si, que vem da palavra sociável.

Nova marca

O lançamento desta brand ao mercado se deu em 2015 e o formato no qual foi apresentado também foi totalmente novo: em um quiosque de shopping. “Decidimos viver a experiência de ser lojista. E, neste formato, só é possível se você tem uma marca com poucas numerações, como é o nosso caso”, ressalta. O sucesso tem sido bastante grande – e as consumidoras estão, de fato, colecionando os sapatos da marca. “A So.Si tem muitas fãs. Quando elas têm experiência com o produto, compram vários. Dão de presente para as amigas, para os parentes. São defensoras da marca, de forma muito natural.”

Com produção e equipe de desenvolvimento próprios, a nova etiqueta da Piccadilly Company atende às mulheres que querem conforto, mas também querem design. “Elas não buscam uma sapatilha tradicional, mas também não querem o tênis”, exemplifica Ana Carolina, acrescentando que o artigo garante extremo bem-estar a todos os tipos de pés.

Oportunidade para parcerias

Há pouco menos de três anos no mercado, a So.Si já tem atraído muitos empresários que querem franqueá-la no próprio formato de quiosque (hoje, a marca tem 5 pontos de venda neste estilo). Mas, segundo a diretora de Desenvolvimento, este será um passo a ser dado somente mais adiante. O foco, agora, é ingressar no mercado de butiques – e não ficar apenas no canal monomarca, como tem sido até agora. “Percebemos que há mercado para produtos diferenciados – e há lojas que apostam não em preço, mas em qualidade. Por isso, queremos buscar esses clientes no Minas Trend. Será uma vitrine essencial para a nossa marca.”

Reposicionamento estratégico

Em maio de 2017, a Piccadilly deu início a um novo posicionamento de marca – e esta mudança já pode ser percebida tanto nas coleções quanto na visão da consumidora da etiqueta. “Notamos que, assim como a mulher, que está rejuvenescendo, também deveríamos acompanhar esse movimento e rejuvenescer os nossos produtos”, pontua a presidente da companhia, Cristine Grings Nogueira.

E a resposta para esta nova realidade foi extremamente positiva. “Apesar de termos em nosso DNA o conforto e a tecnologia, estes não são os únicos atributos de nossos produtos. Nós ofertamos uma moda elegante, para a consumidora que é profissional, ativa, sofisticada – mas também temos sapatos que a acompanham em momentos de day by day. Temos o mix completo”, define. E justamente por ser tão eclética, a Piccadilly quer entrar em um novo nicho de mercado: o de butiques. “A evolução de nossas criações é bastante clara. Por isso, acreditamos que há espaço neste canal para a nossa marca.”

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Conhecimento

A marca Piccadilly já é nacional e internacionalmente conhecida. Agora, o objetivo é fazer com que todos percebam a sua nova identidade. “Somos reconhecidos por nossa qualidade, nosso conforto. Por mais que alguns perfis de lojistas ainda não trabalhem conosco, eles conhecem nossa marca – mas, neste momento, precisa ficar claro para todos que nos reinventamos”, determina Cristine, explicando que este é o motivo da participação no Minas Trend. Para a presidente da calçadista, o evento é uma oportunidade tanto para a etiqueta quanto para os varejistas. “Temos opções alinhadas às demandas destes lojistas e entendemos que seria muito importante que eles tivessem opções como as da Piccadilly, que entregam tudo que a mulher moderna precisa: beleza e conforto.” O Minas Trend será o palco para o lançamento da coleção outono-inverno 2019 da Piccadilly. Mas a presidente adianta: “Levaremos o mix que tem a ver com as butiques que queremos atingir. Estamos cientes do público que queremos como parceiros”, afirma. E, mais do que apresentar as novidades e efetivar novos negócios, a marca pretende criar uma relação duradoura com esses lojistas. “Nós temos muitas tecnologias, inúmeros diferenciais. Queremos levar informação para as vendedoras, para que elas saibam repassar todo esse conteúdo para as consumidoras. Acreditamos muito no atendimento diferenciado”.

Tecnologia de ponta

Outra aposta que será apresentada no salão de negócios é a tecnologia Energy, exclusividade da Piccadilly. “Essa inovação foi lançada há pouco tempo e já está fazendo muito sucesso no mercado. Trata-se de um sistema de ímãs aplicado dentro do solado que, com o impacto da pisada, emite uma vibração que absorve 87% do impacto e promove relaxamento muscular das pernas. Iniciamos com essa tecnologia em apenas uma linha de tênis, mas em função do grande sucesso e aceitação, estamos expandindo e investindo nesse diferencial em outras linhas”, revela Cristine.

Piccadilly Company no Minas Trend

Mailing: ação de divulgação para conversar com o público que ainda não é parceiro das marcas da empresa.

Influenciadoras: a companhia convidou influenciadoras locais para conhecerem as supernovidades das brands.

Test-drive So.Si: interessados em conhecer a brand de sapatilha ajustável poderão provar os sapatos e andar com eles com um período de tempo, para sentir o real conforto.

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