A Criteo, plataforma de anúncios para a Internet aberta, acaba de divulgar o relatório Global Commerce Review referente ao segundo trimestre de 2018. De acordo com a pesquisa, o mobile continua ganhando espaço no mercado brasileiro, impulsionado por um aumento nas compras feitas via smartphones. De maio a junho deste ano, as vendas por celulares e tablets (apps excluídos) chegaram a 43% das transações on-line. Sendo que destas, 41% foram concluídas em telefone móveis.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve aumento de 48% nas compras por meio de smartphones no Brasil. Já as vendas em tablets e desktops tiveram queda de 22% e 18%, respectivamente. O estudo, que analisa dados de navegação e compras de mais de 5 mil varejistas em mais de 80 países, revela que a adesão à web móvel e à tecnologia dos aplicativos vem crescendo globalmente.
****
“No mundo todo, as preferências dos consumidores têm mudado à medida que eles se tornam mais dependentes da conveniência e da personalização que as experiências de compra dentro dos aplicativos podem oferecer. Entretanto, é importante que os varejistas tenham em mente que o lançamento de um app não significa necessariamente resultados imediatos. Existe uma forte correlação entre o crescimento de transações nesse canal e varejistas que desenvolvem e se comprometem com uma estratégia contínua de promoção do aplicativo”, explica Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.
****
As três principais tendências globais identificadas pelo relatório da Criteo revelam que:
As transações concluídas na web mobile, especialmente nos smartphones, continuam a crescer na maioria dos países e regiões.
A participação dos aplicativos aumenta constantemente ao longo do tempo para varejistas que promovem seus apps.
Varejistas com lojas físicas tendem a ficar atrás de seus concorrentes com presença unicamente on-line quando se trata de capturar a demanda no aplicativo.