Marca gaúcha oferece garantia vitalícia dos seus produtos

02.10.2018 - Michel Pozzebon / Jornal Exclusivo

Foto: Robison Kunz/Divulgação
Com sete anos de mercado, Nordweg desenvolve bolsas e mochilas em couro
Para se sobressair em um mercado competitivo, oferecer qualidade já não é o suficiente. É preciso ir além! Diante desta proposta, a Nordweg (Picada Café/RS), marca de bolsas e acessórios em couro com sete anos de mercado, tem disponibilizado aos seus clientes a garantia vitalícia dos artigos do portfólio, todos eles feitos à mão. “Como uma marca nova, tínhamos que oferecer ao cliente algo que realmente passasse essa ideia de qualidade, assim como um motivo racional realmente forte que fizesse o consumidor entender que aquele produto é realmente mais durável e que é uma opção que ele deveria considerar”, explica Igor Gaelzer, diretor da empresa, que conta atualmente com seis colaboradores e uma produção terceirizada de 600 bolsas/mochilas por mês.

Inicialmente, a ideia da Nordweg em oferecer garantia vitalícia dos produtos era vista com desconfiança pelo mercado. “No início, algumas lojas revendedoras não gostaram da ideia porque ‘era só pra se incomodar mais tarde’ e não queriam isso. Outros não acreditavam quando falávamos e achavam que era brincadeira. Hoje, todos entendem o valor, viram que funciona e levam a sério. O feedback do mercado tem sido ótimo”, conta Gaelzer.

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Foto: Diego Cagnato/Divulgação
Igor Gaelzer
Exportação no radar

Entre os projetos futuros da Nordweg está a expansão internacional da marca. A empresa tem prospectado diferentes mercados e verificado onde os produtos do portfólio se encaixam - trabalho que envolve adptações e testes de comunicação institucional e de produto. Atualmente, 1% da produção da etiqueta é exportada. Por meio de seu e-commerce, a companhia tem comercializado seus produtos para países como Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Austrália,Japão, Singapura, Áustria, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Irlanda e Malásia.

Caminhada árdua, crescimento exponencial

Desde que entrou no mercado, a Nordweg tem crescido anualmente cerca de 90%. No entanto, antes de chegar a este patamar, a marca enfrentou uma árdua jornada. A etiqueta nasceu em 2007, dentro da empresa da família de Gaelzer. Na época, o empreendimento familiar estava ativo há mais de 15 anos e produzia bolsas femininas de couro. “A ideia de criar a Nordweg surgiu porque percebi a mudança de mercado acontecendo e a que estava por vir, como a alta concorrência nacional e internacional no segmento, a alta complexidade de produção por causa da crescente quantidade de modelos e materiais sendo lançados, enquanto que a lucratividade despencava”, pontua o empresário, que naquele momento cursava a faculdade de Administração. “Estudei casos de sucesso e fracasso de outras empresas, e comecei a ter ideias de como solucionar alguns problemas e gargalos que estavam tornando os negócios da família cada vez mais difíceis”, completa.

Foto: Diego Cagnato/Divulgação
Nordweg preza pela produção artesanal
A implementação de um e-commerce próprio é um dos ingredientes que tem contribuído para o crescimento exponencial da Nordweg. “A marca só pôde crescer de fato quando iniciamos as vendas por e-commerce. O produto era muito novo, não era um mercado definido na cabeça das pessoas e principalmente dos lojistas no começo, pois tinham medo de comprar, uma vez que nunca tinham visto algo do gênero e havia o receio de que não venderia”, afirma Gaelzer. O gestor destaca que a opção pelo comércio eletrônico auxiliou a marca a se aproximar do seu público-alvo. “Vimos que não podíamos depender exclusivamente do formato convencional de venda e nos conectamos diretamente ao consumidor. Isso nos permitiu margens maiores e ainda entregar em todo o Brasil sem depender da abertura de lojas próprias em todas as regiões. Ou seja, é uma plataforma imensuravelmente mais eficiente e abrangente”, justifica.

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Modelo de negócios inspirado na Apple

A Nordweg cuida de todo processo criativo dos seus produtos, do Marketing, do atendimento e até mesmo dos envios do e-commerce - hoje, por questões logísticas são feitos diretamente da fábrica. A produção dos artigos da marca é terceirizada em uma fábrica da família de Gaelzer. “É um modelo com funcionamento similar ao da Apple: ‘Designed in California, manufactured in China’. Cuidamos do processo de criação e experiência dos clientes como um todo e terceirizamos a produção em maior escala”, explica o gestor.

Para modernizar de vez o negócio, Gaelzer colocou em prática um outro sonho: trabalhar com tecnologia. Inscreveu-se no Dev Bootcamp, um curso imersivo de programação e desenvolvimento, que reúne alunos do mundo todo para terem aulas com os especialistas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Com o aprendizado, ele desenvolveu softwares on-line para organizar a gestão da Nordweg. Além da ferramentas de gestão, a plataforma de e-commerce também foi desenvolvida por ele. “Somos uma empresa de produtos em couro e uma empresa de desenvolvimento de software”, brinca.

E não foi só o conhecimento técnico que Igor trouxe do Vale do Silício. A convivência com os profissionais mais modernos do mundo deu a ele um exemplo de modelo de gestão que agora é aplicado na fábrica em Picada Café. “Começamos a fazer feedbacks semanais com todas as frentes da linha de produção. Primeiro um retorno geral e depois um individual. No individual, as pessoas avaliam os colegas e os gestores”, conta, e diz que o novo modelo já mostra efeitos positivos.

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Foto: Diego Cagnato/Divulgação
Couro por uma questão cultural na Nordweg
Opção pela matéria-prima couro

A opção da Nordweg em utilizar o couro como a principal matéria-prima de seus produtos foi por uma questão cultural da família de Gaelzer e da região em que a empresa está instalada: Picada Café/RS, na Encosta da Serra. “Essa expertise de trabalhar com o couro já vem dos meus pais, que dedicaram boa parte de suas vidas em uma fábrica de calçados antes de abrirem a sua própria empresa. E, o couro é um material nobre e tem seu custo. Por isso, é importante que se faça algo bem feito com ele, especialmente, porque hoje em dia está cada vez mais raro encontrar empresas que tenham esse conhecimento”, pontua o diretor da marca.

Competitividade garantida pela experiência de compra

Dentro do seu modelo de negócio, a Nordweg tem buscado ser competitiva a partir da experiência de compra e utilização dos seus produtos. “Criamos um significado, uma mensagem ao redor da marca que é a de acreditarmos em nós mesmos e de que a vida começa depois da zona de conforto. Incetivamos as pessoas a explorarem lugares novos, viver momentos com pessoas e culturas diferentes”, conta Gaelzer, acrescentando que isso tudo só é relevante no longo prazo quando se trabalha com o binômio: ótimo produto e ótimo atendimento ao cliente.

Uma empresa criativa e divertida

O gestor conta que a Nordweg procura dar o exemplo de como uma empresa pode unir liberdade com responsabilidade. “Criamos um ambiente em que a pessoas podem trabalhar em um lugar criativo e divertido e ainda assim serem muito produtivas, e consequentemente, conquistado um espaço cada vez maior no mercado”, destaca.

Gaelzer conta com orgulho que tornar a Nordweg uma empresa o possibilitou atingir a liberdade que ele tanto buscava. “Foi uma experiência incrível poder criar uma cultura empresarial do zero e poder proporcionar um ambiente de trabalho que sempre quis fazer parte, com pessoas as quais admiro, num clima descontraído e livre, mas ainda assim altamente focado na produtividade e satisfação do cliente”, completa.

A EMPRESA

Fundação:
18/5/2011

Sede:
Picada Café/RS

Colaboradores:
seis

Portfólio:
mochilas, bolsas masculinas, malas, carteiras, entre outros artigos

Produção:
600 bolsas/mochilas por mês

Site: www.nordweg.com

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