Micam gera US$ 37 milhões para calçadistas brasileiros

19.09.2018 - Com informações da Abicalçados

Foto: Abicalçados/Divulgação
Mostra contou com a participação de 71 marcas nacionais
A maior feira calçadista do mundo, a Micam Milano, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de setembro, em Milão/Itália, deve gerar mais de US$ 37 milhões - entre negócios efetivos in loco e alinhavados - para as 71 marcas brasileiras participantes. A participação verde-amarela se deu apoiada pelo Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que foram proporcionados mais de 1,4 mil contatos com compradores dos principais mercados do mundo, o que foi destacado pelos expositores brasileiros. “Além disso, o volume de negócios esperados ficou 12% acima do registro da mostra de mesmo período do ano passado, que já havia sido positivo”, comemora. Segundo o gestor, os visitantes estavam mais interessados nos produtos brasileiros, dispostos a aumentar o leque de produtos em suas lojas. “A Micam também se mostra cada vez mais estratégica para a internacionalização das empresas por atrair um público diversificado e de diferentes nacionalidades”, acrescenta.

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Coleção acertada

A feira, que nesta edição apresentou as coleções de primavera-verão, teve como resultado positivo, além do volume de negócios, a aceitação dos produtos verde-amarelos. “Recebemos muitos elogios dos clientes que nos visitaram e o resultado culminou com a abertura de uma importante rede do Oriente Médio, que é mercado-alvo da marca nos próximos dois anos”, conta Jéssica Bender, gerente de exportação da Petite Jolie (Campo Bom/RS), acrescentando que a empresa ainda abriu outros mercados, além de atender os clientes já tradicionais. Jéssica ressalta também a importância de estar com o distribuidor de Portugal na feira, pois conseguiu fechar pedidos com butiques portuguesas e italianas.

A importância da Micam para o posicionamento da marca é destacada por Alexandre Salomão, gerente de exportação da Sollu (Franca/SP). Segundo ele, a mostra é a principal vitrine para o mercado internacional, pois atrai compradores de diferentes cantos do mundo. “Essa edição foi muito movimentada e me chamou a atenção a diversificação de países que atendemos. “Recebemos compradores qualificados, conseguimos retomar um cliente na Arábia Saudita, abrir os mercados da África do Sul, Coreia do Sul e México, e sabemos que o investimento na pesquisa e desenvolvimento de produtos está rendendo resultados muito positivos para a marca”, comenta.

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Para Gustavo Bacchiegga, gerente de exportação da Contramão (São João Batista/SC), a feira ficou acima das expectativas. Em sua terceira edição no evento, a marca aproveitou os quatro dias para fazer a manutenção e captar novos clientes. “Conseguimos abrir os mercados da Alemanha, Arábia Saudita e México. Acredito que a feira deste semestre vai nos gerar bons resultados, mostrando que estamos no caminho certo”, projeta.

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