Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto, aponta Fiesp

18.09.2018 - Redação Jornal Exclusivo

Foto: Agência CNI
Resultado mostra perspectiva negativa para a retomada do emprego
A indústria paulista encerrou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, queda de 0,11% frente a julho na série sem ajuste sazonal. Porém no acumulado do ano, o saldo segue positivo em 14 mil vagas (0,64%). Com o ajuste sazonal, o resultado para o mês ficou estável em 0,08%. Os dados de Nível de Emprego do Estado de São Paulo foram divulgados nesta terça-feira, 18 de setembro, pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

"A nossa previsão é de encerrar o ano com emprego negativo na indústria paulista. Esse cenário começou a ganhar força com greve dos caminhoneiros, a indefinição política e a preocupação com o ambiente de negócios internacional, que tem causado o afastamento dos investimentos. É o ambiente sadio de negócios que traz o emprego e faz com que a economia volte a melhorar. Temos no mercado interno uma ociosidade em torno de 35%", diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente em exercício da Fiesp.

Setores

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa para o mês de agosto, nove ficaram positivos, nove, negativos e quatro, estáveis.

Entre os positivos, os destaques ficaram por conta de produtos minerais não metálicos, com geração de 851 postos de trabalho, seguido por veículos automotores, reboque e carrocerias (560) e máquinas e equipamentos (382).

No campo negativo ficaram, principalmente, produtos têxteis (1.040), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (1.021) e couro e calçados (955).

VÍDEO

+ VEJA MAIS

AGENDA

+ VEJA MAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do Exclusivo.